Área Industrial
Forno para Celurar
O projeto teve como objetivo desenvolver um forno para celulares que facilitasse a remoção de seus displays, atendendo à necessidade de um cliente que trabalha com manutenção de aparelhos celulares. A estrutura do forno foi dividida em dois compartimentos, sendo um para os componentes eletrônicos e outro para o aquecimento, equipado com prateleiras para acomodar até dois celulares por vez. A temperatura, ajustável até 80°C, é controlada por um sistema de resistência elétrica e um controlador de fácil programação, garantindo precisão no processo.
Para melhorar a experiência do usuário, foram instalados botões de acionamento, um temporizador e uma lâmpada interna. Além disso, a câmara de aquecimento recebeu uma porta de vidro sob medida e mantas de isolamento térmico para minimizar a perda de calor. Todo o desenvolvimento do protótipo, desde a compra dos componentes até a montagem e os acabamentos finais, foi realizado pela equipe da Engrenar. O resultado atendeu às expectativas do cliente, que retirou o equipamento pessoalmente e ficou satisfeito com o desempenho do forno.
Assista a reportagem desse projeto no G1!
Gaiolas de Proteção
A Gaiola de Proteção ao operador para quatro diferentes máquinas foi um projeto realizado para a empresa produtora de alumínio Alcoa. Tais máquinas seriam a Escavadeira Hidráulica 336D2-D2L, a Máquina Florestal 320D, o Trator D6EX-23M0 Komatsu e o Trator da linha D6G Caterpillar. Com o objetivo de proteger o operador de máquinas utilizadas para a derrubada de árvores, realizou-se diversas discussões sobre a seleção de materiais e o formato mais adequado, utilizando simulações 3D para impactos.
Compostas majoritariamente por aço 4340, concluiu-se que as gaiolas teriam um formato específico para cada equipamento, de modo geral, as partes superiores são constituídas por grades menos espaçadas para a proteção contra galhos menores e as partes frontais são mais espaçadas para não prejudicar a visibilidade do operador.
Lixadeira de Tambores
O projeto consiste em um dispositivo contendo escovas nas pontas capaz de rotacionar em altas velocidades, com o intuito de realizar a raspagem do tambor. Cada parte da máquina foi dimensionada, levando em conta a necessidade para suportar a força aplicada nessas partes. Além disso, foram realizadas a seleção dos materiais e o detalhamento dos processos de fabricação, ainda foi desenvolvido um manual para o auxílio durante a montagem do equipamento.
Durante o desenvolvimento do projeto, foi considerado a longevidade das escovas que realizam a raspagem, o cliente sugeriu um sistema de molas, sendo estas ajustáveis por um parafuso que serve para controlar o torque gerado pela força de atrito nas escovas e garantir a durabilidade delas. Então, esse sistema foi considerado durante o desenvolvimento da máquina, que foi planejada para a fácil reposição das escovas. Além disso, o mecanismo desenvolvido pela Engrenar conta com ajuste de diâmetro, para lixar diferentes tamanhos de tambores.
Peladora de Lúpulo
A peladora de lúpulo é um projeto realizado pela Engrenar, que consiste em uma máquina que remove os cones/flores de lúpulo da rama. A máquina faz isso através de batedores com molas fixados a rolos rotativos. Esses batedores, ao entrarem em contato com a planta do lúpulo, removem os cones, que caem num conjunto de esteiras com ventilação. As esteiras ventiladas separam os cones das folhas que são removidas junto no momento da passagem da planta. O implemento é totalmente elétrico, e com rodas para fácil portabilidade.
Integradora de Papel
O projeto consiste em uma automatização entre duas máquinas na planta industrial do cliente, cujo processo é realizado à mão. A função da integradora é transportar resmas de papel de forma coordenada até a máquina embaladora já existente. A máquina desenvolvida utiliza de garras para puxar as resmas de papel de uma máquina para uma esteira contida na máquina projetada, que transporta-as para a máquina responsável pela embalagem. A deposição na segunda máquina é realizada por meio de um elevador, com portas para depositar as resmas na máquina seguinte e dar seguimento ao processo sem a necessidade de trabalho manual.
Lixadeira e Cortadora de EVA
O projeto teve como objetivo desenvolver uma lixadeira de cilindros e um sistema de corte para EVA, atendendo à necessidade de um cliente que trabalha com a fabricação de iscas artificiais. A estrutura da máquina foi dividida em dois mecanismos principais: um sistema de corte, que utiliza um molde para conformar o EVA em cilindros, e um sistema de lixamento, baseado em engrenagens planetárias e rebolos abrasivos para garantir o acabamento das peças.
Para otimizar o funcionamento, foram aplicados estudos de materiais, transmissão de força e processos de usinagem, garantindo precisão e padronização no resultado final. Todo o desenvolvimento, desde a pesquisa até a fabricação dos componentes e montagem final, foi realizado pela equipe da Engrenar Jr.. O resultado atendeu às expectativas do cliente, proporcionando maior eficiência e qualidade no processo de produção das iscas.
Moinho para PET
O Moinho para PET surgiu com o intuito de reduzir a poluição do meio ambiente e trazer retorno financeiro para empresas que o utilizam, por meio da reciclagem de um dos materiais que mais demoram para se decompor: o PET. A máquina realiza sua função através de um sistema rotativo com um eixo no qual são anexados buchas, lâminas fixas e lâminas móveis. O giro desse eixo faz com que as garrafas PET depositadas no funil do Moinho sejam trituradas e seus resíduos caiam na parte inferior do cabeçote, fixado debaixo do funil. Nessa parte inferior, os resíduos maiores são retidos por uma peneira e retornam ao eixo com as lâminas para serem moídos novamente. O aparelho é automatizado e possui sistemas de ajuste do motor e de abertura para liberação de resíduos.
© 2025 Engrenar Jr. | Rod. Washington Luís, km 235, São Carlos/SP - CEP: 13.565-905 | CNPJ: 15.659.925/0001-16