Na área da engenharia são utilizados diversos elementos para compôr um sistema que busca atender uma determinada necessidade. Conceber um mecanismo com vários subsistemas e diversos componentes já é uma tarefa complicada, ainda mais quando tais elementos não são devidamente dimensionados.
O que é dimensionamento?
Dimensionar, como o próprio nome sugere, implica em dar dimensões a algo. Na área de projetos de máquinas, por exemplo, o dimensionamento dos elementos deve ser realizado durante os esboços iniciais para verificar que todo o mecanismo funcionará corretamente. Após quantificadas as grandezas de cada item, o projeto pode seguir para sua manufatura, sem maiores problemas.
O que deve ser dimensionado?
Todos os itens que compõe o projeto devem passar por uma verificação de suas grandezas e suas respectivas tolerâncias. Desde motores, engrenagens, eixos, mancais, entre outros devem ser corretamente especificados.
Tomemos um motor elétrico como exemplo, é necessário dimensionar grandezas como sua potência – para analisar gastos energéticos – e velocidade de rotação – para a aplicação desejada. Já no caso de um eixo, seu diâmetro e material são variáveis interessantes de se analisar previamente para evitar possíveis falhas no projeto.
Vantagens do dimensionamento
Levando em conta o contexto das relações econômicas atuais, é fundamental para as empresas evitar quaisquer tipos de gastos desnecessários de dinheiro e/ou esforços.
Ao se realizar a quantificação das grandezas dos elementos de um projeto, é possível livrar-se de prejuízos como perdas de materiais, refugos inoportunos e retrabalhos de peças ou componentes.
Vale lembrar, também, que tais prejuízos citados implicam na obstrução de todo o processo produtivo de uma empresa ou corporação, praticamente. Pensando nisso, o dimensionamento é a melhor ferramenta para evitar os desperdícios de um projeto e garantir seu funcionamento correto.