Saúde e Impressão 3D

Impressão 3D, tecnicamente conhecida como manufatura aditiva, consiste na criação de objetos tridimensionais através de um mecanismo que sobrepõe camadas com um determinado material com base em um modelo digital previamente estabelecido.

Ao contrário do que é pensado sobre essa tecnologia, a Impressão 3D é capaz de ajudar até mesmo no ramo da saúde, criando próteses para a reabilitação de pacientes ou até mesmo simulando órgãos a fim de aprimorar os estudos sobre eles.

Figura 1: Impressora 3

Quer aprender um pouco mais sobre Prototipagem 3D? Então visite https://engrenarjr.com.br/blog/blog/prototipagem3d

Impressão 3D na odontologia

Na Odontologia, a manufatura aditiva pode ser usada desde como uma ferramenta de estudo até para a confecção de implantes dentários.

Dessa forma, podemos listar algumas funções atribuídas às impressoras 3D nesse ramo, como por exemplo:

  • Próteses: A impressão 3D possibilitou com que novos dentes fossem confeccionados com grande qualidade e alto grau de detalhamento. Além disso, por serem feitas por meio de um software, as próteses possuem grande naturalidade e são adaptadas segundo as necessidades e vontades do paciente.
  • Cirurgias de Correção: Essa tecnologia pode também auxiliar nas cirurgias de correção ao passo que permite com que as características do paciente sejam impressas e previamente analisadas pelo profissional.
  • Modelos e Alinhadores: Com a dominação da Impressão 3D, houve certo avanço nos tratamentos odontológicos, pois surgiu a possibilidade de imprimir alinhadores, os quais substituem o aparelho odontológico, gerando ao paciente maior conforto e discrição.

Figura 2: Protótipo Odontológico

Fonte: 3D Criar

Impressão 3D na medicina

A Impressão 3D é útil também na medicina: peças para estudos e até próteses são feitos através de tal tecnologia. Podemos, portanto, citar algumas novidades garantidas pela prototipagem 3D:

  • Estudo de órgãos: Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) trabalham com impressão em 3D uma vez que utilizam do mecanismo para reproduzir fielmente o coração humano. Assim, os médicos poderão conhecer fisicamente os corações dos seus pacientes e, dessa forma, aprimorar seu conhecimento sobre o assunto, tendo como consequência a tomada de decisões mais corretas, precisas e seguras.

Figura 3: Protótipo de um coração humano

Fonte: Viver Magazine
  • Reabilitação de pés de diabéticos: A diabetes é uma doença que pode, entre outras consequências, levar à amputação de membros do corpo. Segundo a OMS, 7 em cada 10 membros inferiores amputados chegam a essa condição em decorrência da diabetes.

Pensando nisso, profissionais desenvolveram a chamada “biomecânica”, com o objetivo de diminuir a necessidade de amputação total desses membros do corpo.

Para o Dr. Israel de Toledo, especialista em pés e palmilhas ortopédicas criadas a partir da prototipagem 3D, “quando se pensa em projetar qualquer coisa para o membro inferior, é preciso entender, antes de tudo, a questão Biomecânica envolvida no contexto como um todo”.

Figura 4: Biomecânica dos pés

Fonte: 3dprinting

Impressão 3D na Medicina Veterinária

Além dos itens citados anteriormente, a Impressão 3D pode ser fonte para salvar a vida de diversos animais, como nos casos a seguir:

  • Tucano: Na Costa Rica, um Tucano, ao ser atacado por um grupo de pessoas, teve seu bico danificado. A perda do bico levaria à morte do animal. Entretanto, o centro de resgate de animais ZooAve proporcionou ao animal um novo bico, feito por uma impressora 3D.

Figura 5: Protótipo 3D do bico de um tucano

Fonte: MegaCurioso
  • Tartaruga: Uma tartaruga foi atingida pela hélice de uma embarcação, na Turquia, tendo sua face e mandíbula comprometidas. Nesse sentido, a impressão 3D foi determinante para a reabilitação do animal, permitindo com que uma nova estrutura de mandíbula fosse criada e substituída no local danificado.

Figura 6: Protótipo 3D da mandíbula de uma tartaruga

Fonte: EXAME
  • Águia: Nos Estados Unidos, uma águia foi atingida por um tiro de um caçador, perdendo assim, parte de seu bico. Mais uma vez a impressão 3D teve papel determinante, possibilitando que a parte perdida do bico fosse substituída por um protótipo 3D.

Figura 7: Protótipo 3D do bico de uma águia

Fonte: 3D Printer World

Em face do exposto, pode-se concluir que a impressão 3D não é uma mera tecnologia usada para fazer peças ou moldes tridimensionais. Ela pode ter uma função profunda e subjetiva: salvar vidas.

 Gostou deste artigo? Visite https://engrenarjr.com.br/blog/blog para ver mais e aprofundar ainda mais seu conhecimento!

Deixe um comentário