A importância de uma boa oratória

O mundo está repleto de novas tecnologias a cada dia. A Revolução Industrial trouxe um ritmo de desenvolvimento jamais visto antes. Assim, surgiram computadores, grandes sistemas de informação e o mercado se transformou desde então. Entretanto, apesar dos novos instrumentos de comunicação, uma coisa nunca mudou: a importância da fala. Para isso, ao longo dos anos, surgiu o conceito de oratória: conjunto de regras que constituem a arte do bem dizer, a arte da eloquência. 

Dessa forma, esse conjunto de técnicas é buscado por diversas pessoas como forma de ganharem destaque em suas profissões ou vidas pessoais. Por meio de uma boa oratória, líderes mundialmente conhecidos como Napoleão, Martin Luther King e Abraham Lincoln se destacaram na história humana. Portanto, em uma carreira tanto profissional quanto acadêmica, é importante que as pessoas saibam como se comunicar corretamente para atingir cada objetivo almejado. 

Figura 1: Martin Luther King Discursando em Washington (1963)

Fonte: The Journal

DALE CARNEGIE: MESTRE ANTIGO PARA NOVAS VOZES

Dale Carnegie foi um escritor e orador norte-americano o qual acreditava que um indivíduo com habilidades de comunicação possuía um poder extraordinário. Além disso, pregava que qualquer um poderia aprender e usar tais técnicas na vida pessoal e no ambiente profissional. Assim, abriu um curso de oratória na década de 1920 em Nova York, que logo ficou famoso pela sua eficácia. Por isso, em 1936 publicou o livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas que é um best-seller até os dias atuais, com mais de cinquenta milhões de exemplares vendidos em 36 idiomas. 

Esse livro traz situações reais do próprio autor ou de alunos, mostrando ao leitor como os relacionamentos podem ser proveitosos com uma boa comunicação. Dessa forma, o orador fez um guia que não apenas mostrava às pessoas como se comunicar, mas deixava claro a importância de uma boa oratória. Assim, as três principais frentes do livro são: como fazer com que as pessoas gostem de você; como conquistar as pessoas para pensarem como você; como mudar as pessoas sem causar ressentimentos. 

Evidentemente, o primeiro tópico não se trata de realizar pessoas em busca de um relacionamento amoroso ou algum tipo de afeto pessoal. Contudo, ele mostra como a primeira impressão (que nem sempre é embasada em evidências) é importante para que confiem em quem fala. O segundo, por sua vez, é uma consequência do convencimento. E o terceiro, ressalta a necessidade de se viver em um ambiente saudável, sem conflitos ou ressentimentos devido às diferenças.

Por isso, esse livro de 84 anos ainda faz milhões de alunos ao redor do globo. Ele é uma inspiração para pessoas que buscam se aperfeiçoar, e mostra como a fala tem papel chave para que cada indivíduo chegue onde quer. Além disso, apesar de o mercado de trabalho estar cada vez mais exigente, os simples conselhos trazidos na obra são assertivos e necessários. Assim, as lições atemporais no trabalho de Carnegie o tornaram figura de autoridade quando o assunto é oratória. 

Figura 2: Dale Carnegie

Fonte: HindiApni

CREDIBILIDADE COMO PEÇA CHAVE

O cotidiano da maioria das pessoas é rodeado por discursos e informações. Sejam movimentos políticos ou notícias no jornal, para que a mensagem atinja verdadeiramente os interlocutores, é necessário credibilidade. Um discurso firme, feito com certeza dos fatos, traz bastante credibilidade para quem fala. Por outro lado, um discurso sem firmeza e cheio de incertezas não tem efeito nenhum.

Qual a validade de uma apresentação se o palestrante não transmite credibilidade? A resposta para essa pergunta tem sido determinante nos departamentos de Recursos Humanos, influenciando em processos seletivos e avaliações de desempenho. Assim, já pode ser enumerada a primeira vantagem em uma boa oratória: maiores chances de obter sucesso em um processo seletivo e ser bem visto no seu local de trabalho.

PERSUASÃO E LIDERANÇA

Voltando ao exemplo do orador norte-americano Dale Carnegie, em seu livro ele menciona a importância de se aproximar do público. Tal ação está muito bem fundamentada como técnica de persuasão. Afinal de contas, se o palestrante demonstra certa intimidade com os espectadores, eles tendem a receber melhor o que o apresentador tem a dizer. Da mesma forma, um bom vendedor transforma em seus os problemas do cliente, se colocando de prontidão com a solução perfeita.

De certa maneira, as pessoas tentam convencer umas às outras o tempo todo. Vendendo produtos, ideais ou o time do coração, é inevitável que a persuasão esteja no cotidiano. Portanto, ela é uma ferramenta essencial para o profissional que, como a maioria, está inserido em uma equipe de pessoas que pensam diferente. Nessa parte, o líder se faz presente como aquele que deve unir o grupo e direcionar todos para a opção mais assertiva. 

Já é possível imaginar que um líder o qual não consegue persuadir sua equipe, não poderá uni-los em caso de divisão. Isso, portanto, resultará em maiores discussões desnecessárias sem chegar ao consenso. Dessa forma, o capítulo mais importante na formação de um líder é a comunicação. E sem esse aprendizado, o profissional está longe da qualificação necessária para ser um bom líder. Assim, enumera-se a segunda vantagem de uma boa oratória: maior capacidade de liderança dentro de um grupo.

A ORATÓRIA NA VIDA PESSOAL

Por ser uma técnica utilizada em discursos para grandes audiências, muitas pessoas ainda acreditam que a oratória se trata apenas de desenvolvimento profissional. Entretanto, obras como a de Dale Carnegie estão aí para provar que situações cotidianas exigem uma boa habilidade de comunicação. Seja em uma conversa com os vizinhos, seja em um problema no trânsito, a boa conversa existe para ajudar as pessoas e evitar conflitos desnecessários. 

Muitas brigas acontecem pelos dois lados não entenderem ao certo o que o outro tem a dizer e, da mesma forma, se expressam de maneira incorreta. Assim, uma discussão simples se torna um problema de difícil solução. Para evitar situações desse tipo, basta efetividade na comunicação e paciência. Nenhum aprendizado será fácil ou virá pronto, mas a prática é a melhor professora nessa questão. 

Portanto, mais um benefício da boa oratória pode ser enumerado: melhora os relacionamentos e situações do cotidiano. Dessa forma, a vida pessoal também se resolve com a comunicação correta. Novos horizontes podem se abrir, com oportunidades e boas experiências para toda vida.

ORATÓRIA PARA A VIDA

Depois de tantas reflexões sobre a necessidade de uma boa oratória, sobram motivos para acreditar que ela transforma vidas. Dale Carnegie percebeu essa importância e mostrou ao mundo seus segredos. Muito além de multidões inflamadas, as pessoas precisam primeiro que seus colegas de trabalho as entendam. Da mesma forma, os vizinhos não podem brigar eternamente por algo que poderia ser resolvido pacificamente. Assim, um líder guia sua equipe pelo melhor caminho: o da compreensão. 

Boa parte da credibilidade de alguém está na sua postura, entonação e ritmo de conversa. Uma pessoa que sabe se expressar, diz muito mais que palavras: transmite confiança. Assim, as oportunidades surgem, e cabe a cada um saber o momento de agarrá-las sem pestanejar. Aí está o resultado de uma boa oratória: se aproximar o máximo possível dos seus interesses e conseguir levá-los consigo.

Portanto, a prática da boa fala está aí para expor o que há de mais admirável nos profissionais, mostrando aos indivíduos suas melhores versões. Se trata de buscar o sucesso em qualquer lugar, da melhor forma possível. Se trata de ter uma vida melhor.

Interessado em mais artigos? Então, acesse nosso blog aqui

Para conhecer nossos serviços, é só acessar nossa página principal aqui

Deixe um comentário