ANÁLISE SWOT

Uma matriz SWOT é uma ferramenta usada no planejamento estratégico, ajudando pessoas ou organizações a identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos. O objetivo de se fazer uma análise SWOT é especificar objetivos e riscos do negócio ou projeto, e identificar os fatores internos e externos que são favoráveis e desfavoráveis para alcançar esses objetivos.  

Como surgiu o SWOT?

A análise SWOT, ou matriz SWOT, foi desenvolvida na década de 60 por Albert Humphrey, que na Universidade de Stanford, liderou um projeto de pesquisa onde analisou e relacionou os dados das 500 maiores corporações relatadas pela revista Fortune da época. O termo SWOT é composto pelas palavras Strength, Weaknesses, Opportunities e Threats. Mas no Brasil é, também, conhecida pelo nome de FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). 

Exemplo de forças de marketing: equipe de vendas experiente; canais de distribuição bem desenvolvidos; marca conhecida. 

Exemplo de fraquezas de marketing: produtos com fama de baixa qualidade, atendimento ao cliente lento e pouco afetivo; preços competitivos. 

Esse método de análise se transformou em um exercício utilizado por todas as principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias empresariais, e o motivo foi a sua simplicidade. Ele visa posicionar ou verificar a posição estratégica de uma determinada empresa em seu ramo de atuação, e pode ser usada desde a criação de um site até na gestão de uma multinacional. 

Podendo ser dividida em duas partes, a análise SWOT estuda os ambientes externo e interno, no primeiro são identificadas as oportunidades e ameaças enquanto no segundo os pontos fortes e as fraquezas de uma empresa. É através dessa análise que se consegue o diagnóstico da empresa para o fortalecimento dos pontos positivos, indicação de quais pontos devem melhorar, quais as chances de crescimento, oportunidades, etc. 

O ambiente interno da empresa é formado pelo conjunto de recursos humanos, financeiros, físicos, entre outros, sobre os quais é possível ter maior controle, pois são componentes cuja estratégia é definida pela própria direção da empresa. Assim, é nesse ambiente que se identificam os pontos fortes e fracos que diferenciam uma empresa de outra. 

O ambiente externo, por outro lado, é composto por fatores que existem fora dos limites da organização em questão, mas que de alguma forma exercem influência sobre ela. A sua análise é dividida em fatores macro ambientais, como questões políticas, demográficas, tecnológicas e econômicas, assim como em fatores micro ambientais, como fornecedores, parceiros e consumidores, que devem ser constantemente acompanhados para que a estratégia definida esteja de acordo com o mercado. Assim é possível definir as oportunidades e as ameaças do negócio. 

Exemplo de oportunidade macro ambientais: acesso a uma nova tecnologia que os concorrentes não dominam; queda da taxa de juros; câmbio favorável a importação de determinada matéria-prima. 

Exemplo de ameaças macro ambientais: mudanças de hábitos de consumo da população que não se interessam mais por seus produtos; problemas climáticos causando aumento de preços de insumo importante para a empresa; aumento de impostos. 

Exemplos de oportunidade micro ambientais: fechamento de um a empresa concorrente; abertura de uma universidade na cidade onde a empresa se localiza. 

Exemplos de ameaças micro ambientais: incorporação de dois distribuidores por um mais, diminuindo a concorrência; abertura de um shopping center na cidade vizinha. 

Na Figura 1 é possível ver um esquema com quatro quadrantes tradicionais, usados no desenvolvimento de uma matriz SWOT. 

Figura 1 – Esquema com quatro quadrantes usados para fazer análises SWOT. 

análise SWOT completa
Fonte: Siteware

Com as oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos definidos é possível para a alta gestão da empresa definir o planejamento estratégico. Isso acontece com a identificação das melhores oportunidades, piores ameaças, pontos fortes que se devem manter e pontos fracos para melhor.

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