AUTOMAÇÃO COM A ENGRENAR Jr.

A automação inegavelmente se fará presente nas próximas gerações de indústrias existentes no globo. O caráter da automação é sempre de restringir processos repetitivos à ação da máquina, realizando as mais diversas atividades e de maneira mais eficiente que um ser humano comum. Entretanto, nesse texto não haverá a descrição em si da Automação Industrial, mas sim sobre a automação com a Engrenar jr, caso queira conhecer o que é e quais suas vantagens, clique nos links dos artigos realizados pela Engrenar.

Neste artigo, falaremos sobre exemplos industriais e do cotidiano que estão intrinsecamente ligados à automação industrial, assim posteriormente de como a Engrenar pode agregar nesse tópico, trazendo as mais diversas soluções para você.

Fonte: cio.com.br

COMO PODERIA SER ISSO NO DIA-A-DIA?

Antes de falarmos de exemplos, precisamos primeiramente destrinchar o que seria um “escopo padrão” de uma automação industrial: fundamenta-se primariamente em uma atividade a qual será repetitiva, uma atividade que será padronizada prezando a qualidade e que precisa ser assertiva nesse ponto ou até mesmo pontualidade e sincronismo.

Vamos supor, por exemplo, que você é dono de um canil ou um petshop. Dentre as principais atividades que terá de executar, uma peculiarmente será padronizada todo dia: alimentar os animais. Em determinado período do dia, todos os dias, terá de alimentar todos os bichos.

Figura 1: Dispensador de Ração

Fonte: www.lojasmart4pets.com

Ao automatizar esse processo, fazendo um dispensador de ração automático, poderia programa-lo para deixar a ração no pote e o funcionário responsável por fazer essa ação poderia executar outra tarefa. Esse é um exemplo bem simples de como a automação poderia se fazer presente em uma atividade cotidiana.

AUTOMAÇÃO NAS INDÚSTRIAS

Já com relação às aplicações industriais, as linhas de produção precisam ser necessariamente automatizadas para garantir que haja uma maior agilidade no processo e maior padronização.

Figura 2: Exemplo clássico de automação

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Automação_industrial

Supondo agora que você é gerente de uma fábrica de aventais. O processo consistiria em corte, infestação e embalagem dos aventais. É muito mais produtivo e qualitativo depender de um maquinário para produzir em grande quantidade e de forma padronizada do que ficar sujeito ao erro humano, elevando a qualidade e a garantindo confiabilidade aos seus clientes.

Ainda abordando o contexto industrial, a automação de processos não precisa estar ligada a peças, roupas e demais produtos desse gênero. Pode também ser empregada, por exemplo, no ramo alimentício.

Em uma fábrica de chocolate, por exemplo diversos processos são padronizados, como os próprios componentes da receita do chocolate, os processos e assim como coisas simples como adição de açúcar. São processos repetitivos que podem ser padronizados e automatizados, garantindo uma maior assertividade e eficiência.

O QUE A ENGRENAR PODE OFERECER?

Baseando-se em pontos como os citados anteriormente, percebe-se a importância da automação para alavancar o seu modelo de negócio e concorrer de fato com o mercado. A Engrenar, por sua vez, tem papel fundamental nesse tipo de processo, executando os projetos de máquina de forma a possibilitar com que o processo visualizado seja automatizado, a partir de uma solução simples como um dispensador de ração ou até possivelmente uma linha de produção completa.

Como exemplo claro desse serviço, temos a Esteira SilkScreen, montada e projetada sob demanda para satisfazer a necessidade do contratante e automatizar o processo de serigrafia. A automação em conjunto de projetos mecânicos personalizados é um grande diferencial no sentido de oferecer uma solução projetada especificamente para o seu problema.

Figura 3: Protótipo criado para o cliente

Fonte: Autor

Fazendo referência direta ao exemplo do chocolate, chegamos a desenvolver inclusive um mecanismo dosador e transportador de açúcar, dosando a quantidade necessária para se usar e garantindo com que o açúcar chegasse ao topo do misturador.

Figura 4: Transportador e Dosador de Açúcar

Fonte: Autor

A grande maioria dos processos de produção sempre possui uma forma de automatizar, é justamente nosso trabalho fazer isso! Se depois de ler o texto tiver alguma ideia ou algo que queria por em prática, não deixe de entrar em contato conosco que tornamos o seu pensamento em algo tangível e aplicável.

A ENGRENAR JR. PODE LHE AJUDAR COM ISTO. CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO, SEM NENHUM COMPROMISSO.

Lucas Santana Martos

Coordenador de Planejamento de Projetos

Deixe um comentário