Automação de processos manuais: por que realizar?

Os sistemas de automação de processos manuais têm se apresentado como solução útil para empresas de médio e pequeno porte. Seu primeiro e principal impacto está na mudança de tarefas repetitivas, podemos exemplificar esse tipo de tarefa através do filme Tempos Modernos, em que o personagem de Chaplin é responsável por apertar parafusos repetidamente. Com a alteração do sistema manual para o automatizado, tarefas são realizadas em um espaço de tempo menor e com qualidade, o que traz um ganho de produtividade e posteriormente, um crescimento do lucro.

Um sistema de automação de processos manuais exige um investimento inicial, o que gera ao empresário um receio ao depositar seu dinheiro e confiança em tais inovações, no entanto esse investimento é rapidamente recompensado pelos benefícios que essa automação é capaz de trazer. Os ganhos são visíveis, uma vez que diversos fatores relevantes no mercado atual são otimizados.

A automação baseia-se na utilização de tecnologias para realização de tarefas a partir do controle de mecanismos, com o objetivo de otimizar processos produtivos. Ela integra as áreas de eletrônica e mecânica, sendo responsável por aumentar a produtividade e propiciar maior segurança às indústrias.

Consiste também na transferência de trabalhos manuais e humanos para trabalhos realizados por um conjunto de elementos tecnológicos, visando sempre a segurança e qualidade do processo em que está sendo aplicada. Caso queira conhecer mais sobre o assunto de automação, acesse o link. O foco desse texto é apresentar os motivos para investir em automação, tendo como principal mudança a transferência de trabalhos manuais para trabalhos automatizados.

É importante deixar claro que o uso de tecnologias para realização de tarefas manuais não significa o fim do trabalho para as pessoas. Elas ainda são necessárias, mas a natureza do seu trabalho deve mudar, sendo assim necessário um conhecimento em relação ao maquinário utilizado, visto que as máquinas precisam ser observadas e controladas pela ação humana. As máquinas projetadas tem como função realizar as mesmas atividades de um operador humano, mas com mais eficiência, qualidade e repetibilidade.

Ainda não se sente seguro para a implementação da automação de processos manuais em seu negócio? Então, vamos apresentar os motivos e os benefícios!

MAIOR PRODUTIVIDADE, MENOR CUSTO E OTIMIZAÇÃO DO TEMPO

A automação de processos manuais visa reduzir o tempo de produção de uma empresa, visto que a tecnologia permite que uma atividade regular seja feita em um tempo extremamente menor em comparação ao trabalho manual humano. Essa diferença de tempo é vista posteriormente na produtividade, que torna-se maior para o negócio que se dispõe das tecnologias, e também nos custos produtivos, sendo que o retrabalho posterior é evitado.

Outro fator que impacta nos custos produtivos é a necessidade de um menor número de pessoas para realizar um único processo, reduzindo custo com contratações para cargos operacionais.

Além disso, com as tarefas manuais e repetitivas sendo executadas por máquinas personalizadas e automatizadas, investe-se tempo em atividades centrais para o negócio, como análises de resultados, inovação e foco no cliente, aumentando também a produtividade dos colaboradores e melhorando a qualidade geral do negócio.

ASSERTIVIDADE E RESULTADOS

O impacto da automação está também na assertividade na execução dos processos.

A menor interferência humana durante o processo produtivo gera um menor número de erros durante a execução. O resultado disso é a maior confiabilidade dos dados e informações que provém desse processo, sendo ainda mais fácil o estabelecimento de metas para a sua produção.

Com relatórios e métricas mais corretas, pode-se tomar decisões pautadas nessas informações, com maiores chances de essas ações causarem impactos positivos para a sua empresa. Lembrando-se que na atualidade, dados já são um dos ativos mais valiosos para qualquer negócio.

Fonte: Unsplash

CENTRALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES E DA COMUNICAÇÃO

Além do acesso mais confiável as informações sobre o processo, a automação permite o compartilhamento dessas informações, facilitando o acesso por qualquer gestor ou colaborador que tiver permissão ou necessidade. Ademais, a comunicação entre equipes referentes aos resultados torna-se mais abrangente e tranquila.

Com a integração de multiplataformas de processos, possibilita-se uma visão mais ampla do negócio, que favorece a análise do cenário de custos, mercado, concorrência e parceiros.

MAIOR PADRONIZAÇÃO E SEGURANÇA NAS TAREFAS

A automação de processos manuais estabelece também padrões para realizações de tarefas, o que permite maior segurança no quesito de que as atividades serão sempre realizadas da mesma forma, conforme esperado pela sua demanda.

A segurança provém pela ausência do fator humano na execução de todo processo (lembrando que o operário ainda é necessário), visto que o ser humano está sempre sujeito a distrações e erros. Ao contrário de atividades automatizadas, que são menos sujeitas a erros, demonstrando maior eficiência.

Outro ponto importante da automação é a segurança na execução das tarefas, visto que qualquer automação deve seguir normas de segurança atribuídas pela ABNT. Como o fator humano é menos presente durante toda a atividade, a taxa de acidentes e situações de perigo diminuem drasticamente, possibilitando assim um ambiente de trabalho mais seguro.

Automação de Processos Manuais
Fonte: Unsplash

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE

Com mais transparência, a integridade do processo é garantida, uma vez que todas as ações realizadas nos sistemas ficam registradas em histórico, tornando possível controle e facilitando avaliações futuras dos processos. 

Esse fator é determinante na avaliação da conduta e das atividades realizadas pelos colaboradores dentro do seu negócio, visto que é possível avaliar se todos os processos estão sendo realizados de acordo com os padrões esperados.

Como apresentado nos tópicos anteriores, a automação de processos manuais não é uma realidade exclusiva de empresas de grande porte, visto que uma automação é feita de acordo com a necessidade de cada empresa e com o orçamento adequada a essa. O custo inicial é um fator muitas vezes assustador, mas ele traz uma consequência de benefícios posteriores, como a diminuição de custos, maior produtividade e padronização. A automação surge como solução para qualquer empresa que visa tornar-se mais dinâmica e competitiva diante do mercado atual.

Agora que você já sabe os benefícios da automação de processos manuais para a sua empresa, por que não partir para a mudança?

A ENGRENAR JR. PODE LHE AJUDAR COM ISTO. CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO, SEM NENHUM COMPROMISSO.