Nos tempos atuais, com a crescente velocidade com que se adquire novas informações e também com a grande facilidade de comunicação existente, o mercado consumidor adquire uma habilidade de sempre manter-se em movimento e atualizado. Como está sempre se renovando, o mercado consumidor acaba sendo considerado uma incógnita mutável que, em muitos casos, exige um estudo um pouco mais aprofundado se quiser realmente ser entendido.
Muitas vezes empreendedores que alcançam o sucesso muito rapidamente ou enfrentam mudanças em seu negócio, como novas aquisições ou mudanças no seu produto, necessitam lidar com um mercado consumidor diferente do que estão acostumados. Isso faz com que muitas vezes seja interessante entrar em contato com algum serviço de consultoria para entender melhor as mudanças e decidir qual a melhor estratégia a ser seguida.
Mas afinal, o que é uma consultoria?
O termo consultoria vem sendo usado cada vez com maior frequência, poucas pessoas conhecem seu significado. Com origem no latim, o termo significa simplificadamente “receber um conselho de” e é, basicamente, o que entende-se pela consultoria atual.
Atualmente, gestores que percebem algum problema em seu empreendimento e que queiram melhorar seu faturamento ou não sabem como agir em determinada situação, geralmente entram em contato com consultores que, após diagnosticar os problemas e entender o assunto, irão propor soluções e maneiras de as implementar da melhor forma.
Dessa forma, o consultor acaba tendo uma certa “voz de comando”. Por, geralmente, tratar de situações que o cliente não tem conhecimento ou não domina, o consultor acaba tendo um poder importante de decisão e, portanto, tem uma responsabilidade muito grande.
É importante saber que existem alguns tipos de consultoria empresarial, cada um voltado para uma área comum da empresa.
Consultoria de Gestão Empresarial
Como dito anteriormente, o mercado consumidor tem um caráter muito inquieto e sempre está passando por mudanças. Dessa forma, para que uma empresa continue sendo competitiva frente à concorrência, o consultor de gestão empresarial tenta agir de modo que ajude as empresas a resolver os desafios do cotidiano e encontrar as melhores formas de crescimento e aquisição de lucro.
Consultoria de Marketing
Outra consultoria que pode ser prestada em uma empresa envolve um estudo muito detalhado do principal mercado consumidor do cliente, com o intuito de definir não só as personas fundamentais do negócio, como também estratégias para alcançá-las e métodos de abordagem mais interessantes e efetivos para esse público.
Consultoria Financeira
Apesar de todos os tipos de consultoria tenderem a resolver problemas e, assim, alcançar um lucro maior ou a redução de prejuízos, o consultor financeiro tem como objetivo principal ajudar empresas que estão tendo problemas para obter um crescimento significativo ou até que apresentam resultados não satisfatórios e preocupantes. Aspectos como melhor gestão dos recursos financeiros, correta aplicação de verba nas necessidades da empresa, bem como o investimento em novas tecnologias, compreendem o escopo da consultoria financeira.
Consultoria de Recursos Humanos
Na maioria das vezes pode-se imaginar que os maiores problemas das empresas são relacionados ao mercado consumidor, má administração ou outros fatores externos. Porém, alguns dos problemas mais recorrentes são relacionados ao seu corpo de funcionários e as relações entre eles. Sendo uma parte vital da empresa, ter uma boa equipe que consegue trabalhar em sintonia é fundamental quando se deseja obter bons resultados. Consultores de recursos humanos tem como objetivo diagnosticar e resolver problemas internos relacionados às relações interpessoais na empresa, que muitas vezes são deixadas em segundo plano por seus gestores.
Apesar dos Recursos Humanos estarem interligados a todas as outras áreas da empresa, é recomendado a busca de uma consultoria para prevenir possíveis problemas. O quanto antes se diagnosticar os problemas, mais fácil será para resolvê-los.
Principais motivos para contratar uma consultoria
Análise do contexto geral da empresa
O principal objetivo da consultoria é diagnosticar e resolver problemas, propondo soluções para implementar dentro de um determinado empreendimento ou negócio. Dessa forma, o principal objetivo é ter uma visão completa do contexto em que a empresa se encontra por um olhar externo e profissional, assim, evitando possíveis problemas para o futuro.
Diminuição da rotatividade
Se a rotatividade do seu negócio apresenta taxas elevadas, é sinal de que a gestão de pessoas possui alguma dificuldade. Quando essas taxas estão presentes, profissionais de fora tendem a ter uma menor credibilidade dentro da empresa, o que pode acarretar em sérios problemas de contratação de novos funcionários e até insatisfação dos funcionários atuais. Nessa visão, a consultoria ajuda a ter uma visão ampla dessa área, possibilitando a solução de problemas que muitas vezes não são vistos quando olhados com o olhar rotineiro.
Melhoria da produtividade coletiva
Visto que os membros da empresa possuem ideologias, pensamentos, histórias e vontades diferentes, é preciso saber lidar com cada ponto de vista, de modo a lembrar o motivo comum que une a todos. Através do olhar de consultores especializados, é possível gerar estratégias que podem eliminar essas diferenças e otimizar a produtividade.
Definir estratégias de ação
Toda empresa necessita ter um plano de ação, bem como metas e estratégias para alcançar seus objetivos. É necessário que tudo isso seja definido de maneira correta e realista, já que muitas vezes uma meta errada ou uma estratégia ineficiente pode acarretar problemas dentro da empresa. A consultoria ajuda a definir metas coerentes com o mercado atual e com a situação da empresa, assim, as metas e objetivos podem ser alcançadas de maneira mais eficiente.
Apesar disso tudo, quando eu devo contratar uma consultoria?
Figura 1: Análise de resultados
Indícios para se contratar uma consultoria
Se a sua empresa ou negócio começar a apresentar alguns desses “sintomas”, é interessante começar a pensar em entrar em contato com uma consultoria:
1) Aumento de Prejuízo
Mesmo sabendo que temos um mercado muito dinâmico, se a empresa apresentar mais de dois períodos seguidos de prejuízo, isso torna-se um aspecto preocupante. Além disso, se todos os concorrentes estão obtendo lucro de alguma forma, é possível verificar que algo não está funcionando da maneira como deveria na empresa. A elevação do prejuízo é o primeiro sinal de que o contato com uma consultoria pode ser necessário.
2) Perda de influência no mercado
Se manter competitivo dentro do mercado é uma tarefa árdua. Se os clientes mudam de fornecedor, é porque algum diferencial está passando despercebido pela sua empresa. Dessa forma, esse problema pode tentar ser resolvido com a ajuda de uma consultoria.
3) Rotatividade alta das lideranças
Se a rotatividade entre os cargos de liderança da empresa mostra-se elevada em curtos períodos de tempo, isso pode ser uma evidência de que a empresa está sem um umo estratégico bem definido.
4) Processos muito burocráticos
Metas e objetivos, bem como decisões estratégicas e ordens de superiores, devem ser de fácil entendimento e de fácil recepção pelos funcionários. Se estão ocorrendo problemas nesse quesito e burocracia tem sido um obstáculos para a flexibilização dos processos, nota-se a necessidade de uma consultoria.
5) Baixos resultados em pesquisas de satisfação
Se a empresa está recebendo notas muito ruins e insatisfatórias nas pesquisas de satisfação que realiza com os clientes, verifica-se que algumas diretrizes da empresa estão erradas e precisam ser urgentemente reavaliadas.
Ainda que sejam fatores extremamente importantes, é necessário que eles estejam ocorrendo de maneira combinada para que seja viável a contratação de uma consultoria. Alguns problemas podem ser resolvidos de maneira interna, mas a combinação destes necessita de uma ajuda profissional.
Se você se interessou sobre consultoria ou deseja realizar um diagnóstico da sua empresa com a Engrenar Jr., não hesite em entrar em contato com a gente.