Como o desenho de fabricação pode aumentar a produtividade do seu negócio!

O desenho de fabricação se faz necessário em todos os projetos de máquinas e nos processos de produção, é através dele que o projetista se comunica com o manufaturador de forma eficaz e eficiente. Dessa forma, agilizando os processos e por consequência aumentando a produtividade da área. Neste presente artigo, será apresentado a você as consequências em não utilizar os desenhos de fabricação em seus processos e projetos, e além disso, como a ENGRENAR JR. pode lhe oferecer a grande oportunidade de melhoria no seu negócio através deles.

Oportunidades Perdidas sem o Desenho de Fabricação

Verificação da viabilidade de uma ideia

Quem nunca teve uma ideia fantástica, mas quando foi colocar ela em prática acabou vendo que não era tão viável como pensava ser. Isso acontece muitas vezes e acaba gerando muitos retrabalhos, acarretando em prejuízos para o negócio. Dessa forma, o desenho de fabricação se faz necessário para viabilização de uma ideia de forma eficaz e até segura. 

Padronização e replicação

freepik.com

Para você que busca uma padronização em seu produto e deseja que seus fábricos estejam de acordo com as normas, é necessário a utilização dos desenhos de fabricação para auxiliar seus operadores a replicarem a peça com o máximo de fidelidade possível.

Otimização do tempo e fabricação

freepik.com

Além disso, com a produção padronizada você acaba por consequência, otimizando seu tempo de fabricação e gerando maior produtividade para sua empresa, visto que com os desenhos técnicos em mãos, a verificação do trabalho sendo realizado se torna mais rápido.  

Facilidade de manutenção

freepik.com

Uma outra oportunidade que você pode deixar para trás não tendo em mãos os desenhos técnicos de suas máquinas ou elementos mecânicos usados nos processos, é a facilidade de manutenção deles. Um ponto essencial na manutenção é saber onde o problema está ocorrendo, entretanto, o tempo que o mantenedor vai levar para a desmontagem e estudo das peças sem o desenho técnico, caso seja um problema que não exista uma solução padrão, é gritante. Dessa maneira, é importante avaliar sua necessidade para o seu negócio, pois tempo é dinheiro.  

Como a Engrenar Jr. pode oferecer essas oportunidades a você?

freepik.com

Modelagem personalizável

Com a Engrenar Jr., sua ideia pode se tornar realidade e você terá seu projeto totalmente personalizado de acordo com as suas necessidades e nada mais além disso, pois através de contatos conosco iremos fazer todo o diagnóstico das dores da sua empresa e verificar como melhor podemos lhe atender. 

Normatização

Além disso, a Engrenar Jr. segue todas as normas da ABNT, visando que o seu projeto esteja em dia com normalização técnica exigida no Brasil. Por estar dentro de uma Universidade Federal temos um acesso privilegiado a pesquisa de normas e patentes (para caso haja a necessidade de patentear um projeto) 

Análises detalhadas

E outro ponto importante é que a Engrenar Jr. faz o estudo de materiais e dimensões além de analisar a aplicabilidade dos projetos, desse modo, facilitamos sua fabricação e replicação no mercado, trazendo a você os melhores resultados e alavancando o seu negócio. 

Para conhecer a Analise de Elementos Finitos, um dos métodos de análise que a Engrenar Jr. usa em seus projetos, clique aqui!!!

Um case de sucesso – Lixadeira de Tambores

figura 1 – Desenho 3D do mecanismo

Lixadeira de Tambores
autor(2020)

O projeto chamado de lixadeira triaxial de tambores consiste em um projeto detalhado feito pela Engrenar Jr. cujo escopo foi a adaptação em uma máquina de lixar tambores que o cliente possui, para que ela seja capaz de realizar essa tarefa em tambores com diferentes diâmetros e pequenas deformações.

Através do projeto realizado pela Engrenar Jr. o cliente pode adaptar o maquinário que ele possuía e abranger mais processos, por fim aumentar sua produtividade com isso.

Portanto, não deixe de perder essas incríveis oportunidades de melhorias em sua empresa. A Engrenar Jr. está aqui para lhe ajudar com suas dores, além disso oferecemos serviços de qualidade com valor de 70% abaixo do mercado, por sermos uma empresa sem fins lucrativos. 

Marque conosco uma consulta agora mesmo, Clique Aqui!!

Jeferson Andrade

Consultor de Marketing