Desenho Técnico: para que serve e como ganhar com isso?

A representação de mecanismos e componentes mecânicos pode ser feita de inúmeras maneiras, mas como um bom texto ela deve poder ser interpretada por quem as lê. Para que isso seja possível de uma forma padronizada criaram-se as normas de desenho técnico que regem no Brasil.

Normas

As normas da ABNT que devem ser seguidas em um desenho técnico são as seguintes:

NBR 10582 Apresentação da folha para desenho técnico.
NBR 13142 Desenho técnico, dobramento de cópias.
NBR 8402 Execução de caracteres para escrita em desenhos técnicos.
NBR 8403 Aplicação das linhas em desenhos, tipos, larguras.
NBR 8196 Emprego de escalas.
NBR 12298 Representação de área de corte por meio de hachuras em desenhos.
NBR 8404 Indicação do estado de superfície em desenhos técnicos.
NBR 6158 Sistemas de tolerâncias e ajustes.
NBR 8993 Representação convencional de partes roscadas em desenho técnico.
NBR 10125 Cotagem em desenho técnico.

Pode-se perceber que existem muitas exigências para que se desenvolva um desenho 2D. Mas afinal, o que é o desenho técnico, para que serve e como empresas podem ganhar dinheiro com isso?

O que é?

O desenho técnico não é nada mais do que a representação de objetos reais em vistas 2D. Dessa forma tem-se um modelo 2D de uma peça, mecanismo, circuito, construção ou até mesmo de um modelo 3D feito em CAD. Essas vistas são colocadas no papel por meio de suas projeções em diedros (1º ou 3º) e o número de vistas necessário é o mínimo possível para se obter uma representação de todo o componente 3D, ou seja, vistas redundantes não são bem vindas em um projeto bem executado.

Projeções em diedros

Para se evitar ambiguidades, projetistas podem utilizar vistas em corte total, parcial ou meio corte, além de outros artifícios como vistas auxiliares ou explodidas (no caso de montagens).

Peça representada em meio corte

A grande ponto aqui é: qualquer um que pegue um desenho consiga interpretar, entender e, acima de tudo, reproduzir o projeto.

Isso nos leva ao nosso próximo tópico

Para que serve?

Além de organização, o desenho também serve para documentação do projeto. Com ele a comunicação entre projetistas é mais fácil, viabilizando o trabalho em grupo e a colaboração de outras áreas da empresa. O desenho de um projeto pode ser consultado durante a execução de um projeto para ajustes ou depois da conclusão para verificar possíveis falhas. Além disso, futuras gerações de projetistas podem identificar possíveis modificações para melhoria do projeto.

Como ganhar dinheiro com isso?

Como visto, para se fazer um desenho técnico é necessário seguir várias normas. Então qual a necessidade de todo esse esforço se não há um retorno financeiro?

A resposta é: com um desenho técnico bem feito pode-se ganhar muito dinheiro.

O desenho técnico permite que o seu projeto seja replicado diversas vezes, ou seja, é possível replicar uma máquina, peça, circuito ou mecanismo infinitas vezes. Se o desenho for feito de maneira correta, todas as cópias serão perfeitas e seu projeto pode virar um produto.

Além disso, com o desenho em mãos, é possível fazer registro de patentes e proteger seu projeto.

Deixe um comentário