Desperdício na Indústria.

1. Como o desperdício acontece no setor industrial?

É importante no ramo industrial atuar de maneira eficiente e reduzir deliberadamente os resíduos produzidos durante os processos. No entanto, essa prática não é amplamente aplicada por todos os setores da indústria visto que ainda existem perdas desnecessárias dentro da cadeia produtiva.

Conforme  a Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Conservação de Energia (ABESCO), mais de 71 milhões de reais de energia elétrica são desperdiçados por dia. O que parece alarmante por si só, falha em demonstrar que 40% da energia consumida no país vai para o setor industrial, apontando essa área como uma das protagonistas dessa situação.

Essa situação, apesar de estar se referindo especificamente a energia, não representa um caso isolado, pois a Indústria é responsável por esse desaproveitamento em muitas outras instâncias. 

black transmission towers under green sky
unsplash.com

Outro exemplo dessa situação é o desperdício de água, que pode ser reduzido em 90% – segundo pesquisas – visto que, essa perda é causada principalmente por dois fatores: 

O primeiro fator faz com que as necessidades atuais do meio-ambiente não sejam atendidas, já o segundo fator é consequência da conservação de instalações que não recebem as manutenções necessárias, além de que muitos desses vazamentos afetam a produção diária da empresa e são custosos de solucionar.

Partindo desse princípio, observa-se uma necessidade de alterar essa realidade precária do setor, pois o desperdício tem mais características negativas do que positivas. O uso adequado e eficiente desses recursos deve fazer parte do planejamento de indústrias, também contribui para a sustentabilidade, reduz custos, aumenta a produtividade e competitividade, impactando positivamente o setor financeiro. Sendo assim, nesse post vamos discutir um pouco sobre como reduzir desperdícios no setor industrial! 

2. Como reduzir o desperdício na indústria?

Conjunto de fábricas da cidade Vetor grátis
freepik.com

A redução de desperdícios está ligada ao lado operacional. Seguindo essa premissa, organização e planejamento são essenciais para sanar essas inconsistências na cadeia produtiva que causam prejuízos. Nesse sentido, aumentar a eficiência organizacional vai melhorar o aproveitamento de recursos materiais. A seguir, apresentaremos alguns pontos que podem ajudar a diminuir o desperdício no setor industrial. 

2.1. Gestão de materiais.

Gerir os estoques de maneira eficiente é crucial para se evitar desperdício, grandes estoques parados significam uma má gestão do fluxo produtivo. Nesse sentido, evitar o acúmulo de insumos, não só mobiliza capital para investimentos em outras áreas, mas também evita o desperdício com perecimento de recursos com prazo de validade.

2.2. Gestão de produção.

Uma produção desajustada pode ser fonte de desperdícios constantes na indústria. Assim, quando se produz em excesso a empresa acaba desperdiçando recursos com o armazenamento. Por outro lado, uma produção abaixo do necessário, desperdiça a capacidade de produção ao subaproveitar a infraestrutura da empresa.

Desse modo, o ideal é que a indústria esteja em avaliação contínua das suas demandas para que a produção esteja de acordo com as necessidades de mercado, evitando que recursos sejam perdidos ao longo da produção.

2.3. Manutenção Preventiva.

Manutenção preventiva, seguindo a ideia do nome, é um passo que vai prevenir distúrbios na produção. Uma cadeia produtiva, a qual utiliza-se de máquinas e equipamentos com frequência, precisa aplicar um simples plano de manutenção preventiva para evitar que falhas aconteçam com mais facilidade.

Desse modo, não ocorrerão problemas na qualidade do produto e seu eventual descarte, ou seja, não acontecerá desperdícios de recursos em retrabalho, nem utilização de insumos desnecessariamente, além de que não precisará produzi-lo novamente, economizando a própria máquina.

2.4. Reutilização.

Como última dica, temos a reutilização de materiais, como água, plásticos, entre outros. Talvez esse seja um dos passos mais fáceis de observar o retorno, além de ser ótimo para a sustentabilidade, evita o uso excessivo de recursos importantíssimos para a sociedade.

Desse modo, vários itens como recipientes de produtos e embalagens podem ser reaproveitados.  Nesse sentido, é muito importante que a empresa tenha uma política voltada para o reaproveitamento, poupando gastos e reciclando tanto quanto possível em suas atividades diárias.

Uma das ações que mais impactam a redução de resíduos na indústria é justamente a reutilização de água, pois ajuda a evitar uma crise hídrica intensa. 

Portanto, é essencial que essas ações e muitas outras sejam aplicadas gradativamente no setor industrial. Seguindo essa premissa, poderemos ter no futuro uma indústria mais ecológica e sustentável que vá preservar recursos para gerações futuras. 

Se interessou pelo nosso conteúdo? Confira mais conteúdos relacionados a engenharia em nosso blog!

Beatriz Cavalcante

Consultora de Marketing