Uso de Guinchos na área da Saúde e Fisioterapia

Mecanismos de elevação, ou populares guinchos, são equipamentos versáteis que podem auxiliar o trabalho em diversos aspectos. Apesar dessa versatilidade, são sistemas mecânicos relativamente pouco complexos e facilmente adaptados para as diferentes necessidades. No artigo de hoje iremos abordar qual a importância e as utilizações do guincho na área da saúde, principalmente relacionado a fisioterapia. 

Como diz o próprio nome, este mecanismo atua suspendendo ou sustentando parcialmente uma carga. Ele atua por sistema de barras ou corrente, e sua força de sustentação geralmente é provinda de pistão hidráulico ou motorredutor elétrico.

autor

Seu sistema atuante geralmente se mantém o mesmo, as adaptações para usos diversos costumam ser alteradas nas partes de barras, correntes ou cordas para içamento. Desta forma, o profissional da saúde conta com uma ótima ferramenta para auxiliá-lo em tarefas que demandam manejo de carga. 

O primeiro exemplo de aplicação do guincho na área da saúde seria no manejo de macas hospitalares. O mecanismo de elevação pode auxiliar a: inclinar, elevar ou rebaixar a posição da maca; ajudar a eventuais transportes da maca ou transferência do paciente de uma a outra; ou até sustentar partes do corpo que esporadicamente necessitem posicionamento diferente para auxílio no tratamento. 

Fonte: http://www.engeplus.com.br

Outra possibilidade de uso do sistema de elevação seria na reabilitação física, em casos de pacientes com fraturas, amputações, perda do movimento de membros e afins. Nestes casos, o guincho atua como componente fundamental no tratamento. Devido a que se o paciente não consegue sequer sustentar-se ereto sozinho e movimentar-se, este mecanismo comporta-se como apoio fundamental no tratamento. Sua aplicação poderia ser feita por cordas presas a cintas ou redes que, anatomicamente sustentam ou suspendem o paciente do solo. Desta forma posicionando-o das melhores formas a realizar exercícios de reabilitação, sem necessidade de esforço físico do profissional da saúde ou do paciente.

 

Por fim, mais uma aplicação do guincho na área da saúde seria na fisioterapia. Semelhante e mais amplo que no exemplo anterior, o profissional fisioterapeuta pode usar este mecanismo em qualquer caso de recuperação e regeneração que enfrente. Qualquer contusão que seja o caso, o sistema de elevação pode ajudar muito na recuperação. Podendo suspender braços, pernas, tronco ou até o corpo todo; de forma, também, que diminua o esforço e a dor da injúria acometida ao paciente. 

fonte: www.linak.com.br

Nós da Engrenar Jr já manufaturamos mecanismos semelhantes a estes, e que já auxiliam na reabilitação de pessoas. São esses: o mecanismo de talha elétrica, que pode sustentar membros ou até um corpo todo; e a esteira de fisioterapia, mecanismo que não tem essa mesma finalidade de sustentação, porém que aliada a aquela é capaz de auxiliar em tratamentos fisioterapêuticos

Deixe um comentário