Acima pode se ver umas das motos mais potentes do mundo atualmente, mas você já se perguntou como surgiu a motocicleta? Atualmente, vemos muitos modelos parecidos com este da imagem, mas nem sempre foi assim, ela teve que passar por muitos avanços para chegar ao o que é hoje. Neste artigo, você vai voltar no tempo e conhecer a história da origem da motocicleta, que proporciona aventuras incríveis para seus usuários.
Umas das coisas interessantes da história é que você vai ouvir o mesmo enredo de pontos de vistas diferentes e muitas dessas vezes conclusões diferentes, e a origem da motocicleta é uma delas. Oficialmente, Gottlieb Daimler (1834-1900) é reconhecido como o inventor da primeira motocicleta movida por motor a gasolina em 1885, onde junto com o Wilhelm Maybach, patenteou a Daimler Reitwagen, ou Einspur (“vagão de pilotar” ou “faixa única”, em tradução livre). A motocicleta, movida a combustão interna, era composta principalmente por madeira e possuía duas rodinhas extras para ajudar no equilíbrio.
Entretanto, alguns historiadores dão o crédito da invenção da moto ao norte-americano Sylvester Roper (1823-1896), que em 1867 criou uma espécie de bicicleta movida a vapor, mas seu projeto não conseguiu evoluir. Um fato interessante da bicicleta movida a vapor é que ela estava sendo idealizada e projetada por Roper e o francês Louis Perreaux, simultaneamente, sem ambos se conhecerem, apenas utilizando pesquisas feitas em seus países de origem. Nesta época estava em alta o uso do motor a vapor em ônibus, navios e outras locomotivas, desse modo, implementar essa tecnologia em uma bicicleta pareceu algo totalmente inovador. Contudo, mesmo com a construção dessas motocicletas com sucesso, elas não passaram de apenas protótipos.
A seguir segue uma imagem da 1° Moto com combustão interna:
90 kg: esse era o peso seco da Daimler Reitwagen. A motocicleta era movimentada por um motor de um cilindro com 264 cc que gerava uma potência de 0,5 cv (0,37 kW) a 600 rpm.
Graças a essa invenção o alemão Gottlieb Daimler foi considerado o “pai da motocicleta”.
A PRIMEIRA FÁBRICA DE MOTOS
Em 1894, na Alemanha, surgiu a primeira fábrica de motocicletas que se chamava Hildebrand & Wolfmüller. Para época foi um grande sucesso comercial, com mais de 200 motos vendidas. A empresa fez um avanço importante na sua patente, eles decidiram resfriar o motor, dessa forma, criaram um sistema de refrigeração em cima do para-lama traseiro.
A seguir segue um modelo da motocicleta patenteada pela empresa:
A FEBRE DAS MOTOCICLETAS
Nos anos seguintes muitas outras empresas do ramo foram criadas pelo mundo todo, com a Inglaterra chegando a ter 208 fábricas, entretanto, pela alta concorrência muitas empresas não se suportaram por muito tempo e acabaram fechando.
Dessa maneira, com tanta concorrência, fabricantes do mundo inteiro começaram a introduzir inovações e aperfeiçoamentos, cada um deles tentando ser o mais original possível. Nesses aperfeiçoamentos, fizeram melhorias nos motores, as suspensões foram aperfeiçoadas para oferecer maior conforto e segurança. Uma das motos mais confortável existente em durante a década de 1914 era a Indian de 998cm3 que possuía braços oscilantes na suspensão traseira e partida elétrica.
A seguir uma imagem da Indian de 998cm3:
Um destaque importante deve se dar a evolução que os motores tiveram. Para efeito de comparação, seriam necessários mais de 260 motores iguais ao da primeira motocicleta para se obter uma potência equivalente a uma moto moderna de mil cilindradas.
A ENTRADA DAS EMPRESAS JAPONESAS
Um fato importante na história da motocicleta é a forte presença das marcas japonesas após o fim da Segunda Guerra Mundial. Com motos mais potentes, confortáveis e com um preço mais agradável conquistou o público facilmente, desse modo, com a entrada de empresas japonesas na concorrência muitas empresas fecharam. Nos EUA apenas a tradicional Harley-Davidson sobreviveu. Atualmente, o cenário já é outro e o mercado está mais equilibrado.
A seguir segue imagens de motos da época da Harley e Honda:
HARLEY DAVIDSON 1949 MODEL 49EL PANHEAD 1000 CC 2 CYL OHV
Ciclomotor de 48cm3: primeiro modelo criado pela Honda, em 1948
A MOTOCICLETA NO BRASIL
Demorou um bom tempo para que motocicletas fossem fabricadas no Brasil, caso você quisesse teria que desembolsar uma boa grana já que todas que eram vendidas por aqui eram importadas. A primeira motocicleta fabricada no Brasil foi a Monark, em 1951, entretanto, ainda usava um motor importado. A fábrica lançou três modelos maiores com propulsores CZ e Jawa, da Checoslováquia e um ciclomotor (Monareta) equipado com motor NSU alemão. Ainda nessa época apareceram em São Paulo as motonetas Lambreta, Saci e Moskito e no Rio de Janeiro começaram a fabricar a Iso, que vinha com um motor italiano de 150cm3, a Vespa e o Gulliver, um ciclomotor.
As vendas de motocicletas estavam indo bem no Brasil, contudo, com o crescimento das empresas automobilísticas às vendas de carros aumentaram e o mercado de motocicletas esfriou por um tempo. Somente na década de 70 que o mercado das motos voltou ativa e ouve uma grande importação de motos japonesas (Honda, Yamaha, Susuki) e italianas. Também surgiram as empresas brasileiras FBM e a AVL.
Nos anos 80 houve uma retração do mercado das motocicletas, onde muitas montadoras fecharam às portas, dessa forma, a Honda e a Yamaha dominaram o mercado brasileiro.
Atualmente, as motocicletas estão presentes no nosso cotidiano nos ajudando nas mais variadas situações e estão em constante evolução, mas sempre mantendo sua praticidade, essa característica que fez dela uma grande invenção.
Gostou da história da motocicleta, então clique aqui para conhecer outros artigos como este.