A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Ethos, apesar de a população do país ser composta por 52.9% de pretos e pardos, apenas 4,7% desses grupos se encontram em cargos executivos em empresas. Essa informação reflete uma realidade muito comum na sociedade brasileira: a falta de diversidade nas organizações, o que por sua vez não traz nenhum benefício para o ambiente empresarial nacional. Mas afinal, qual a importância da diversidade nas organizações? O que ela traz de positivo?

group of people sitting beside rectangular wooden table with laptops
https://unsplash.com/photos/faEfWCdOKIg

Nesse artigo de hoje, vamos tentar responder essas perguntas. Primeiramente, é importante entender o que a palavra diversidade realmente significa. Diversidade, de acordo com o dicionário, é basicamente aquilo que é diverso, conjunto variado, multiplicidade, ou seja, analisando por um lado social seria as diferenças em grupos de pessoas baseadas em características físicas e de vivência. Partindo desse princípio, a diversidade é claramente um pilar para o que chamamos de sociedade. Mas qual é a relação disso com o movimento empresarial? Simples, a diversidade é um fator muito benéfico para as empresas!

POR QUE INVESTIR EM DIVERSIDADE NAS EMPRESAS?

Ilustração do conceito de amizade étnica Vetor grátis
https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-do-conceito-de-amizade-etnica_9793130.htm#page=2&query=diversidade&position=45

Primariamente, é crucial destacar que diversidade vai muito além de aceitar e respeitar as diferenças, ela é também contar com um time de pessoas de perfis diversos, frisando que é direito dos indivíduos terem acesso a cargos, independente de características como cor de pele, gênero e orientação sexual. Uma equipe que abrace esse conceito, vai contar com pessoas que possuem diversas visões e vivências diferentes, assim, ficando mais ricas em talentos e consequentemente trazendo criatividade e inovação para os projetos. 

Uma pesquisa da McKinsey, firma global de consultoria de gestão, aponta que há um vínculo entre diversidade e performance financeira das empresas. Nesse sentido, foi constatado que empresas que investem nesse setor lucram até 33% mais que outras empresas que não fazem o mesmo. Isso só reafirma a necessidade dessas instituições em investir na inclusão étnico-cultural e de gênero para aumentar o fluxo de inovações  e bons resultados.  

Outro fator benéfico de incluir mais diversidade em sua empresa é que um ambiente empresarial mais no qual as diferenças são respeitadas, encontram-se menos conflitos. Confirmando esse fator, um estudo feito pela Harvard Business mostra que 50% dos conflitos são reduzidos nesse setor quando as empresas investem em diversidade. Nesse sentido, o ambiente de trabalho, consequentemente, vai ser mais acolhedor e vai gerar uma maior colaboração entre as partes. 

A ilustração em vetor lgbtq comunidade queer Vetor grátis
https://br.freepik.com/vetores-gratis/a-ilustracao-em-vetor-lgbtq-comunidade-queer_2922413.htm#page=1&query=lgbtq+&position=0

Além do aumento da produtividade, a vantagem competitiva fornecida e do aumento em lucratividade ao se incluir essa multiplicidade de pessoas, ainda há estudos que apontem que companhias que apresentam indivíduos da comunidade LGBTQ+ em cargos de alto escalão tem uma performance 61% maior em comparação com empresas com pessoas de outras orientações sexuais. 

Em conclusão, muitos são os fatores que confirmam os benefícios da diversidade nas organizações. Manter um ambiente que aceita essas diferenças não é só necessário para melhorar a produtividade e o lucro de uma empresa, nem aumentar as mentes inovadoras, mas criar um local que reflita pluralidade da nossa sociedade. Cada ser humano dispõe de particularidades que devem ser cultivadas e respeitadas, assim, criando um ambiente saudável para a convivência. Por isso, a diversidade é necessária em todas as instâncias da nossa sociedade.  

Ficou interessado nesse conteúdo? Venha conhecer mais sobre a Engrenar Jr. e outros tipos de conteúdo que ela pode te oferecer!

Beatriz Cavalcante

Consultora de Marketing