Internet das Coisas

A internet das coisas ou IoT (Internet of things) está influenciando o nosso estilo de vida, da maneira como reagimos à maneira como nos comportamos. Desde o ar-condicionado que pode ser controlado pelo smartphone, os carros inteligentes, que indicam a rota mais curta, ou o smartwatch, que mapeia suas atividades diárias.

IoT é uma rede de dispositivos conectados. Esses dispositivos reúnem e compartilham informações sobre como eles estão sendo utilizados e o ambiente no qual estão inseridos. Tudo é feito utilizando sensores, os sensores estão presentes em todos os aparelhos físicos. Pode ser no seu celular, nos eletrodomésticos, carros, leitores de código de barras, semáforos e quase tudo o que você encontra no seu dia a dia. Esses sensores emitem informações constantes sobre o status de trabalho do dispositivo. Os dados coletados são enviados para a plataforma de IoT, que analisa os dados e extrai informações relevantes. Finalmente o resultado da análise desses dados é compartilhado com outros aparelhos para uma melhor experiência de uso e eficiência de operação.

Figura 1 – Esquema IoT

Fonte: bit.ly/2p2kxu0

Vamos olhar para um cenário onde a IoT está revolucionando o mercado. Numa fábrica de ar-condicionado tanto a máquina que fabrica os aparelhos e a esteira têm sensores conectados, esses sensores coletam e enviam informações continuamente sobre a saúde da máquina e as especificações da produção. A equipe de manufatura recebe essas informações de maneira que a análise desses dados possibilita identificar problemas de antemão. 

Um código de barras é atrelado a cada produto que sai da esteira, ele contém o código do produto, especificações de manufatura, instruções especiais etc. A fábrica usa esses dados para identificar onde o produto será distribuído e o inventário do varejista, de modo a tornar um produto que estava fora de estoque disponível. Em seguida o produto é embalado e entregue para os varejistas, cada varejista utiliza um leitor de código de barras para rastrear os produtos vindos de diferentes fábricas, gerenciar inventários, checar instruções especiais e muito mais.

O compressor do ar-condicionado tem um sensor embarcado que emite informações a respeito da saúde do aparelho e temperatura. A análise contínua dessas informações permite que o atendimento ao consumidor contacte o cliente para um possível reparo antes do aparelho apresentar defeitos mais sérios. Esse é apenas um dos milhares de cenários. Temos eletrodomésticos conectados, carros inteligentes, casas inteligentes, cidades inteligentes onde IoT está redefinindo o estilo de vida e transformando o jeito que interagimos com a tecnologia. 

A nova regra para o futuro será “tudo o que puder ser conectado será conectado”. A realidade é que a IoT permite que oportunidades e conexões praticamente infinitas ocorram, muitas das quais não conseguimos nem pensar ou entender completamente o impacto de hoje. Não é difícil ver como e por que a IoT é um tópico tão popular hoje; certamente abre as portas para muitas oportunidades, mas também para muitos desafios.

A segurança é um grande problema que muitas vezes é abordado. Com bilhões de dispositivos conectados juntos, o que as pessoas podem fazer para garantir que suas informações permaneçam seguras? Alguém poderá invadir sua torradeira e, assim, obter acesso a toda a sua rede? A ‘Internet das coisas’ também abre empresas em todo o mundo para mais ameaças à segurança.

Depois, temos a questão da privacidade e do compartilhamento de dados. Esse é um tópico importante ainda hoje, portanto, só podemos imaginar como a conversa e as preocupações aumentarão quando estivermos falando de muitos bilhões de dispositivos conectados. Outro problema que muitas empresas enfrentam especificamente é a enorme quantidade de dados que todos esses dispositivos produzirão. As empresas precisam descobrir uma maneira de armazenar, rastrear, analisar e entender as vastas quantidades de dados que serão geradas.

Conversas sobre a IoT estão (e já existem há vários anos) ocorrendo em todo o mundo, à medida que procuramos entender como isso afetará nossas vidas. Também estamos tentando entender quais serão as muitas oportunidades e desafios à medida que mais e mais dispositivos começarem a ingressar na IoT. Por enquanto, a melhor coisa que podemos fazer é nos educar sobre o que é a “Internet das coisas” e os possíveis impactos que podem ser vistos sobre como trabalhamos e vivemos.

Deixe um comentário