Devo comprar ou projetar uma máquina personalizada?

máquina personalizada, conheça as vantagens desse produto.
autor

            Uma dúvida bem recorrente ao precisar solucionar um problema na sua empresa é qual seria o melhor investimento a ser feito. De fato, a decisão se torna mais difícil quando se pesa os custos de comprar uma máquina do mercado, já pronta e fabricada em massa, ou projetar uma máquina personalizada para atender especificamente ao gargalo enfrentado.

            Nessa situação, o peso do custo-benefício se torna o fator de decisão principal para efetuar a compra de fato do mecanismo, assim como o tempo e urgência, já que demandará certo tempo para se dimensionar uma nova máquina.

Mas será que você conhece todos os benefícios de ter uma máquina especificamente projetada para atender os seus problemas? Será que o tempo aguardado é compensado após a implementação da máquina de fato? Para isso, é necessária uma análise mais aprofundada do que um projeto personalizado tem a oferecer em seu diferencial.

PRINCIPAIS VANTAGENS

            Um projeto personalizado possui diversas vantagens ligadas ao fato de ser um produto único. Quando comparado ao tempo necessário para se dimensionar e manufaturar a máquina, o custo benefício se torna extremamente significativo! Um breve resumo das vantagens atribuídas a se produzir uma máquina personalizada se encontra abaixo:

  • Custo agregado
  • Produtividade
  • Redução de desperdícios
  • Qualidade e Distinção
  • Patenteamento

CUSTO AGREGADO

Gestão de custo na oficina: saiba como ser mais eficiente
chiptronic.com.br

O primeiro tópico que sempre é reiterado nas discussões é justamente sobre o custo para se fazer um projeto personalizado. De fato, fazer um orçamento com empresas seniores pode acabar encarecendo a máquina, entretanto o custo-benefício após a implementação pode ser muito maior do que é esperado.

Uma máquina personalizada vai atender exatamente o gargalo encontrado em sua empresa e o solucionará da maneira mais eficiente, pois é justamente para isso que é projetada. A longo prazo, o payback quanto aos valores tanto no dimensionamento quanto na manufatura será muito mais rápido justamente pela eficiência da máquina.

            Uma observação bem pertinente quanto a essa vantagem, é que o principal contraponto encontrado (que se consiste no investimento inicial) é amenizado, se não solucionado ao realizar esse tipo de projeto com empresas juniores.

Falando do custo agregado, por uma empresa júnior ser uma instituição sem fins lucrativos e todos os seus funcionários serem universitários voluntários, o custo de produção do projeto cai drasticamente, se consistindo quase que somente no tempo dedicado ao projeto.

PRODUTIVIDADE

Como aumentar a sua produtividade - Global Empregos
globalempregos.com.br

            Um fator crucial sobre empregar ou não uma máquina personalizada é justamente a produtividade. Retomando o conceito de payback, projetos personalizados vão ter a produtividade almejada, atendendo exatamente a sua função e sendo dimensionados especificamente para isso.

Possível espaço para uma imagem de um quadro crescente de valores, estilo bolsa mesmo

            Uma máquina personalizada é projetada exclusivamente para atender o gargalo presente na sua empresa. Seja uma linha de produção ou até simplesmente uma máquina sozinha, são sempre projetados visando a maior eficiência possível para o processo em que é empregada.

            Sua capacidade produtiva, por consequência, vai ser exatamente o que foi acordado nos termos do contrato, então além de ser um produto confiável, será infinitamente mais assertivo do que uma máquina genérica do mercado pronta e produzida em massa.

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS

Interligado à produtividade se encontra a redução de desperdícios. Por conta de o projeto atender exatamente às demandas presentes do processo, será evitado tanto custos desnecessários quanto limitações na produção, não havendo desperdícios ligados ao funcionamento desnecessário do mecanismo, assim como a máquina ser insuficiente para a linha de produção.

Fazendo uma analogia a como é citado e empregado na própria metodologia Lean Six Sigma, desperdício não são somente recursos sendo inválidos, não utilizados ou descartados, mas também é um desperdício quando o processo é muito mais rápido do que a demanda necessita.

Como exemplo clássico podemos citar o acúmulo de estoque como um desperdício, visto que a produção é muito mais que o suficiente para atender às demandas do mercado. Fazendo a analogia ao tópico abordado, de fato um processo muito mais eficiente e rápido do que o necessário custa também mais do que o preciso, através de máquinas superdimensionadas.

O objetivo de um projeto personalizado é ser exatamente o necessário para atender às suas demandas, projetado para não haver nenhum desperdício após sua implementação. Um exemplo de um projeto personalizado criado que se enquadra nessa finalidade é justamente sobre a Máquina Dosadora e Transportadora de Açúcar, feito pela Engrenar e encontrado na página sobre Projeto de Máquina.

QUALIDADE E DISTINÇÃO

Um produto personalizado é único, criado visando ser específico e dimensionado para aquela finalidade. Assim como a Mercedes-Benz deu um salto ao entregar produtos personalizados e únicos aos seus clientes através de máquinas especificamente projetadas para assegurar a qualidade, o mesmo vale para os demais empreendedores.

Investir no diferencial da produção resultará em produtos únicos, feitos sob medida para o seu cliente ideal, se tornando assim uma referência no mercado. Métodos exclusivos de fabricação e execução dos processos empregados na empresa se tornam um diferencial no mercado, sendo a diferença entre uma empresa mediana para uma empresa destaque do setor.

PATENTEAMENTO

Por consequência de ser um produto único, a criação de uma patente se torna viabilizada. Ao se fazer a patente do mecanismo projetado, você assegura uma segurança sobre o processo executado, garantindo que ninguém poderá reproduzir o que foi projetado e garantindo ainda mais que somente você tenha esse diferencial no mercado.

Será que tem alguma imagem que da pra tacara aqui?

Em contraste de ter uma máquina em que qualquer outro estabelecimento comercial ou indústria terá acesso, poderá gerar produtos únicos e processos extremamente eficientes, através de um projeto exclusivo para seu uso.

Além disso, já de encontro com essa finalidade, ainda é possível vender ideias, patentes e até a sua máquina personalizada para outras empresas, caso o seu objetivo não seja o implemento em si desse projeto, mas o lançamento dele para o mercado como um todo.

O serviço de pesquisa de patentes é essencial para garantir que seu projeto personalizado seja único e não infrinja nenhuma patente prévia, e justamente aqui na engrenar você tem acesso a isso através do nosso PDA (Projeto de Desenvolvimento Analítico).

ENTÃO, O QUE DEVO FAZER?

É claro o fato da necessidade de se fazer uma análise se o que já está disponível no mercado é ou não o suficiente para suprir a necessidade encontrada. Entretanto, para projetos de inovação, de máquinas e processos que ainda não existem no mercado, a precisão de se projetar uma máquina personalizada se faz clara.

De fato, a Engrenar Jr tem muito a contribuir no mercado através de nossos projetos personalizados, uma vez que mesmo que seja necessária uma análise prévia para saber se é compensatório ou não o emprego de uma nova máquina, temos o modelo de projeto PDA supracitado, específico para idealizações de projeto e pesquisas prévias de viabilidade.

Em caso de o cliente querer prosseguir com a ideia, ou a tiver de maneira clara e sem dimensionamentos, temos o nosso Projeto Detalhado, encontrado no nosso blog!

Lucas Santana Martos

Vice-Presidente