De acordo com análises, a origem do desenvolvimento de máquinas se encontra no século III a.C. Nessa época, Arquimedes estudava princípios mecânicos e os primeiros elementos, as máquinas “Arquimedianas”. Desde então esses conceitos só têm se aprimorado. Mas você sabe do que consiste uma máquina? Já percebeu quantas temos a nossa volta?
As máquinas podem ser definidas como um conjunto de mecanismos compostos por peças que, quando agrupadas, produzem determinados efeitos. Ou seja, máquinas podem ser descritas como um corpo humano: diversos sistemas, formados por órgãos, que juntos fazem as pessoas funcionarem.
Esses efeitos e funcionamentos das máquinas auxiliam o desenvolvimento da sociedade e situam-se em diversas situações. Desde momentos cotidianos, como roupas colocadas na máquina de lavar, até condições específicas. Para esse último ponto, vale ressaltar a presença das máquinas na área da saúde.
Você tem interesse em ter sua própria Vending Machine? Confira algumas vantagens que elas apresentam!
Máquinas e saúde
Máquinas centrífugas para analisar sangue, raio-X para ossos e marca-passos para o coração são apenas alguns exemplos de máquinas que estão constantemente salvando vidas. Os mecanismos são aplicados de diferentes formas, se encontrando em locais como laboratórios, hospitais e consultórios odontológicos e de fisioterapia.
Além disso, pode-se perceber toda uma trajetória nos equipamentos de saúde em que as máquinas estão presentes. A confecção dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), utilizados pelos profissionais de saúde, dependem de linhas inteiras de produções. Tais quais compostas por diversas máquinas. Na etapa de exames, como citado exemplos anteriores, as máquinas estão presentes também: Na análise do sangue, para os casos de doenças, raios-x para fraturas, ultrassom para problemas internos, entre outros.
Detectado o problema, o paciente é medicado. Os remédios consumidos também são produzidas por máquinas. Em função de circunstâncias mais complicadas, tem-se todo o aparato presente nos hospitais. A começar por camas mecânicas motorizadas que amparam os pacientes e profissionais, passando por bombas de soro, indo até mesmo para equipamentos cirúrgicos mais modernizados.
As pesquisas para desenvolver essas máquinas acontecem tanto em centros particulares como em universidades. Um exemplo recente é o ventilador pulmonar desenvolvido pela Universidade de São Paulo. Devido a crise do covid-19 essa máquina foi muito requisitada e, além de promover um desenvolvimento nacional ela tem custos bem reduzidos.
Conheça cada uma das etapas para realizar um projeto mecânico com o nosso artigo!
A Covid-19
Ainda relacionado ao coronavírus, há outras máquinas que se destacam, novamente numa sequência de acontecimentos. Enfermeiros, médicos e outros especialistas em saúde estão desde o começo da pandemia ressaltando a importância dos já comentados EPIs para evitar a contaminação. O mais comum é a máscara, que é feita de diferentes modelos e pelas mais diversas máquinas de costura.
Além disso, aqueles que trabalham nas linhas de frente também têm se familiarizado com a face shield. Essa última, protege todo o rosto do profissional, permitindo ainda uma completa visão. Devido a grande necessidade, tem tido uma alta produção dos seus componentes em máquinas de impressão 3D. Em casos de contato mais direto com infectados, também tem-se a fabricação de luvas, toucas e conjuntos de roupas inteiras de proteção.
A fim de analisar os dados e prever cuidados, são realizados testes de covid-19. Apesar dos estudos evoluírem e trazerem uma série de opções, existem alguns mais confiáveis. O teste RT-PCR é considerado o “padrão-ouro”, devido a alta precisão. Para chegar a uma análise é preciso passar a amostra do paciente em diversas máquinas que realizarão processos no material genético para detectar ou não a presença do vírus.
Como ainda não foi encontrada uma cura e devido a agressividade do vírus, alguns infectados tem complicações mais sérias que precisam ser contornadas pelos medicamentos e máquinas próprias. Um dos maiores obstáculos é o relacionado à problemas no pulmão. Assim, os pacientes que têm dificuldades de respirar precisam dos ventiladores pulmonares, já citados anteriormente.
Outro sintoma que percebe-se é a complicação nos rins. Os enfermos que têm esse órgão afetado precisam realizar hemodiálises. Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer.
Para criar uma máquina, uma boa prototipagem é necessária. Entenda como um prototipagem eficiente pode lhe ajudar com o nosso artigo!
Ainda nessa linha de raciocínio, encontrar uma cura ou vacina é uma necessidade no momento. A cura estaria mais ligada a produção de medicamentos. Já a vacina pode ser produzida por vários princípios e de inúmeras maneiras. Para uma produção em quantidades significativas é necessário também linhas compostas por diversas máquinas. Máquinas as quais cuidam de fatores como temperatura em que as vacinas são mantidas, injeção dos componentes, filtração e purificação do líquido da vacina, e assim por diante.
Em resumo, o paciente contaminado por coronavírus é atendido por profissionais de saúde, que se protegem por meio de EPIs. Eles irão realizar testes, receitar medicamentos e em casos extremos interná-los para tratamento intenso com equipamentos específicos. Em busca de soluções gerais, pesquisadores procuram todos os dias por curas e vacinas. E todos esses passos contam com uma base de máquinas especializadas para acontecerem.
A criação de máquinas auxilia a sociedade desde seus primórdios, trazendo soluções, inovações e facilitações. A área da saúde, para salvar e melhorar vidas, conta com o auxílio de uma infinidade dessas máquinas. Principalmente em meio a uma pandemia, desenvolver melhorias e inovações nesse auxílio é fundamental. Como disse a filósofa francesa Corine Pelluchon: “A saúde é a condição da nossa liberdade”. Então, para continuarmos superando obstáculos causados pela covid-19 e garantindo a melhora na saúde da população, o desenvolvimento de máquinas deve se manter cada vez mais ativo.
Você tem interesse em desenvolver uma máquina para algum setor da saúde? A EESC jr. pode lhe ajudar! Contamos com diversos profissionais capacitados para ajudar você com suas necessidades. Entre em contato e agende um diagnóstico gratuito.