Tipos de manutenção e suas vantagens

Você sabia que existem diversos tipos de manutenção? Aqui você irá conferir quais são elas, suas aplicações, vantagens e desvantagens para saber qual e quando melhor aplicá-las. A definição de manutenção é algo simples, porém seu desconhecimento e posterior má organização podem afetar muito o planejamento e caixa de sua empresa.

Fonte: Veectezy

Ao longo de seu uso, maquinários adquirem um desgaste natural devido ao desempenho, este uso tem limites e tolerâncias pré-estabelecidas para então intervir com a manutenção quando atingidos. Essa manutenção tem a finalidade de manter a máquina operando nas condições em que foi projetada, e caso isso não for respeitado, esta provavelmente apresentará mau funcionamento e até quebra.

Em uma linha de montagem, a manutenção também significa uma parada em sua continuidade para exercer tal reparo, o  que reflete inclusive em perda monetária e do ritmo que era seguido. Por isso, as manutenções ao serem estudadas, podem ser planejadas para ser cada vez mais velozes, eficazes, assertivas e por fim, econômicas.

Escopo da Manutenção:

-Reparar performance do maquinário para maior produtividade, qualidade e ao menor custo

-Certificar a garantia das ferramentas e seus respectivos favorecidos

-Dentre os tipos de manutenção, ressaltam-se três por serem mais usuais e eficazes; são elas: a manutenção corretiva, a manutenção preventiva e a manutenção preditiva.

MANUTENÇÃO CORRETIVA

É um dos tipos de manutenção mais arcaico e espontâneo existente, caracterizado por realizar o reparo apenas após avaria identificada. Convergindo para um ciclo de quebra-repara. Trata-se da forma mais cara, demorada e pouco viável para se adotar. Direciona a uma menor utilização do maquinário, imperfeição da execução, insegurança do operador, diminuição da vida útil e paradas indesejadas na linha fabril(imprevisão).

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

A manutenção preventiva, pelo contrário, já busca a prevenção de quebra ou avaria antes de seu aparecimento. Esta medida é prevista com base em manuais explicativos da máquina, estatísticas por Tempo X Uso, acompanhamento do desgaste com o parâmetro das tolerâncias pré-definidas, e periodicidade(ou ciclo da ferramenta). 

Este tipo de manutenção visa a maior durabilidade dos equipamentos, menores intervenções no funcionamento, maior confiabilidade e segurança do sistema, menor custo e maior produtividade.

Para isso, a manutenção preventiva deve contar já com um plano de manutenção(ou reparo). Organização que periodicamente inspeciona as condições do maquinário, mesmo que em perfeito funcionamento. Esta inspeção leva em consideração fatores como: tempo de uso, volume de uso, produtividade e ciclos de funcionamento.O maquinário então pode receber lubrificação, reapertos, higienização, calibração de parâmetros e troca de componentes desgastados.

MANUTENÇÃO PREDITIVA

A manutenção preditiva é a caracterizada por ofertar a maior confiabilidade possível no maquinário e menor número de paradas na produção. Também é considerada a mais moderna e tecnológica de todas, atuando conforme parâmetros de controle. Esta é aliada de softwares de acompanhamento e equipamentos de inspeção para predizer todo e qualquer desgaste, a fim de planejar as futuras manutenções necessárias.

Esse tipo de manutenção carece de um investimento inicial alto com estes softwares, inspeções(sensores) e mão de obra de manutenção treinada, mas visa um retorno alto, contudo mais demorado. Suas vantagens são menores paradas na produção, previsão de custo de futuras intervenções, diminuição de vistorias físicas, maior vida útil e confiabilidade no equipamento, busca e redução de fatores primórdios dos desgastes. 

Devido a seu alto nível de investimento e especialização, o produtor deve previamente analisar se a manutenção preditiva é viável em seu processo fabril. Pois se em longo prazo uma manutenção apenas preventiva for mais acessível do que toda a adoção da manutenção preditiva, não se aconselha a inserção desta forma mais moderna.

BÔNUS E CURIOSIDADES

No Brasil, existe uma norma ABNT que regulariza, difere e separa todos os métodos de manutenção. Esta é a NBR 5462 sobre confiabilidade e mantenabilidade. Muito bem estruturada e sistematizada, sugere-se sua leitura para ainda maior conhecimento e planejamento das manutenções adotadas em um sistema fabril.

A NBR 5462 de 1994 regulamenta e trata acerca da Confiabilidade e Mantenabilidade, assim como das categorias de manutenção.

Fonte: ABNT

Deixe um comentário