Você sabia que é preciso trocar o óleo do seu carro?
De tempos em tempos é necessário trocar o óleo do seu veículo para mantê-lo em bom estado e assim cumprir com a sua finalidade. A falta ou a aplicação indevida de lubrificantes implicarão na redução de performance ou consumo elevado, em casos extremos, a fundição do motor.
Figura: Óleo lubrificante automotivo.
Para que serve o óleo?
Ele é responsável pela lubrificação das peças do seu motor, sendo assim a lubrificação tem o objetivo de diminuir o atrito entre os componentes do motor, ou seja, facilitar o movimento entre eles; reduzir ou eliminar o desgaste dos componentes; controlar a temperatura e corrosão; remover contaminantes gerados pela combustão; além de vedar a câmara de combustão, evitando a fuga dos gases.
Dessa forma, a troca do óleo irá evitar futuros problemas no seu veículo, além de proporcionar o aumento da sua vida útil sem que haja a necessidade de substituir precocemente os componentes do motor.
Figura: Modelo representativo de um motor automotivo
Onde posso efetuar a troca de óleo?
É muito simples, em qualquer posto de combustíveis ou oficina mecânica é possível efetuar a troca, basta verificar as especificações do seu motor e assim escolher o tipo ideal de óleo para o seu carro.
Como efetuar a troca de óleo?
A troca de óleo deve ser realizada em postos de combustíveis ou oficinas mecânicas, porém é aconselhável verificar sempre que possível o nível do óleo do motor, o qual é determinado através da vareta de medição.
A vareta deve ser retirada e limpa com um material que não deixe nenhum possível contaminante ou resíduo, em seguida recolocada para medir o nível do óleo e assim pode ser examinado o nível de acordo com a indicação de mínimo e máximo na vareta. O nível não deverá estar abaixo do mínimo, dessa maneira o motor não terá a lubrificação necessária, porém, estando acima do máximo, esse óleo poderá atingir locais fora do sistema de lubrificação devido ao transbordamento.
Figura: Verificação do nível de óleo.
Quando devo realizar a troca de óleo?
O tempo para a troca do óleo do seu veículo varia de acordo com o tipo de óleo utilizado e o uso do carro, ou seja, a que condições o carro é submetido. Assim, o melhor a se fazer é consultar o manual do fabricante ou um profissional de confiança para verificar se a substituição será feita de acordo com a distância percorrida ou com o tempo de aplicação desde a última troca. A não realização da troca no período estipulado fará com que ocorra a formação de borra e assim a capacidade de lubrificação dos componentes do motor será comprometida.
Ao realizar a troca de óleo, é necessário fazer a troca do filtro de óleo também. Ele é responsável por manter em seu interior um volume residual de lubrificante oxidado, o qual é responsável por contaminar o óleo novo, acelerando o seu processo de envelhecimento.
Vale ressaltar nesse ponto, que todo o óleo deverá ser retirado do cárter na sua troca, ou seja, não se deve completar o lubrificante já existente. Ao entrarem em contato, o óleo usado acaba contaminado o óleo novo, fazendo com que as propriedades desse óleo novo sejam perdidas, prejudicando o bom funcionamento do motor.
Vimos que manter a lubrificação do seu motor em dia garante um bom funcionamento e reduz o desgaste dos componentes. Além disso, agora sabemos onde, como e quando e efetuar a troca de óleo do seu veículo. Feito isso, agora podemos desfrutar dos benefícios que nosso automóvel nos traz.
Gostou? Então conheça nossos outros artigos, clicando em qualquer um deles ao lado.