4 Passos para inovar em seu negócio.

Inovar é fundamental para qualquer negócio. Ainda mais com a atual realidade do comércio, onde os serviços são extremamente dinâmicos e a presença digital é quase que obrigatória para quem quer se destacar.


Tanto em momentos de crise como de economia positiva, é necessário criar certa proximidade com os clientes, pois, em ambos os casos, o cliente já fidelizado irá procurar pelo seu serviço. Isso pode acontecer tanto pela qualidade do produto e preço quanto a preocupação da empresa em atualizar sua linha de serviço.


Figura 1: Inovar.

Aevo


A inovação, em geral, é atrelada a um novo produto com características próprias ou algo que ninguém nunca havia pensado. Porém criar um diferencial é também inovar! Muitas vezes podemos inovar apenas analisando como um serviço é ofertado e aplicá-lo de outra forma.


E, obviamente, tudo está interligado! Se sua empresa tem um diferencial em relação as outras ela terá destaque; e isso pode garantir que o cliente compre com você e não com a concorrência.

Mas afinal, como inovar?

É comum que nas micro e pequenas empresas que buscam pela cultura da inovação, ainda não identificaram ao certo o real problema. A tradução de apenas um insight para uma solução viável e aplicável não é tão simples. Muitas vezes é nesse passo que muitas empresas tem dificuldade de observar o que está de fato acontecendo e avaliar se tal inovação irá gerar resultados.


Figura 2: Passos.

Idwall

É claro, a inovação passa por estágios. Muitas empresas se desmotivam em continuar investindo em inovações por falhar em suas tentativas. Porém, é por isso mesmo que estamos apresentando esses 4 passos para inovar. Listamos aqui para que fique de forma mais consistente e de tal modo que facilite a inovação em sua empresa!

Passo 1: Entender o problema.


O primeiro passo é Entender, identificar a raiz do problema. Para isso é necessário realizar uma série de análises para reconhecer e mapear as possíveis resoluções. Basicamente, é nessa etapa que se define uma estratégia para todo o processo.


Hoje em dia, existem diversas metodologias para entender a causa raiz dos problemas, entre eles: 5 porquês (5W), diagrama de Pareto, ambos buscando um melhor entendimento e direcionando uma possível solução.

Passo 2: Conhecer o público.


Após reconhecer e entender o(s) ponto(s) que iremos atacar, é necessário Conhecer o Público Alvo, o mercado e as tendências de comportamento e consumo. Além de levantar informações para embasar as decisões e pesquisar negócios semelhantes e concorrentes.

É claro, para adequar sua necessidade de inovação ao passo 2 será necessário abstrair. Se por acaso sua inovação for em relação a automatização de um processo em sua linha de produção, o público alvo dessa decisão serão os próprios colaboradores da sua empresa.


Alguns questionamentos seriam levantados. Por exemplo: Seria de fácil adaptação? Exigiria mão-de-obra especializada? O custeio de capacitação é viável? Entre outras.

Passo 3: Criar/Desenvolver.


Com um plano bem definido e com a viabilização encaminhada essa é a hora de “colocar a mão na massa”. Nessa etapa será estruturada tanto a ideia como a execução.


O acompanhamento será feito com o público por meio de testes simples, com o menor custo possível. Com isso, minimiza-se o risco de se investir em um produto ou ação, considerando os mais variados casos de inovação, tais como:

  • Na planta da fábrica (cultura de Feedback interno);
  • Na embalagem do produto (Feedback externo).

Passo 4: Implementar.


O passo final é Implementar. Esse é o momento onde a ideia vira inovação de fato. Com todo o respaldo das etapas anteriores, o passo 4 consiste em aplicar tudo o que foi estudado. E não somente isso! É nesta etapa também que é feito o acompanhamento e registro de todos os dados de interesse.

Figura 3: Escada da inovação.

Pixabay


Como dito anteriormente, existem diversas formas de se inovar. Pode-se fazer isso investindo em treinamentos para seus colaboradores ou, até mesmo, modificando a apresentação/embalagem do seu produto. Por vezes uma simples “sacada” pode gerar grandes resultados.


Logo, se você acha que sua empresa não está conseguindo inovar, além dos passos apresentados aqui, seria interessante compor uma equipe de inovação. Tal equipe deve ser formada por pessoas atentas, ligadas às novas tendências, e com espírito de mudança, afinal, as inovações não impactam somente o comércio, por diversas vezes podem mudar até mesmo a estrutura organizacional de toda a empresa.

João Pedro Martins de Jesus

Consultor de Marketing