Com o desenvolvimento do processo de globalização no início do século XXI, as habilidades de um profissional requeridas por uma empresa sofreu uma grande mudança, necessitando que o indivíduo fosse capaz de acompanhar o intenso compartilhamento de informações e a constante evolução da tecnologia causado por esse processo.
Graças a esse processo, a formação no ensino superior tornou-se insuficiente para garantir uma vaga de destaque no mercado de trabalho ou garantir sucesso profissional, sendo agora necessário atualizar-se durante toda a vida empresarial, através de pós-graduações, participações em congressos, cursos de idiomas, até mesmo a leitura de um jornal diariamente, focando sempre em qualquer tipo de atualização ou especialização que possa promover um aperfeiçoamento nas suas habilidades e conhecimentos.
Ademais, os cursos de qualificação ou especialização citados tornaram-se obrigatórios no currículo de qualquer profissional, sendo que a partir deles, o indivíduo está atualizando e aprimorando os conhecimentos que possui em sua área. O contínuo processo de aprendizagem é fundamental, visto que em qualquer área existente, novidades são lançadas constantemente em todos os setores; exigindo que os profissionais sigam o mesmo caminho, aperfeiçoando seus conhecimentos.
Como exemplo dessa constante renovação, têm-se os novos programas e softwares desenvolvidos. Tais ferramentas sofrem transformações e avanços incessantemente, causando a necessidade ao profissional atuante de acompanhá-las em seu desenvolvimento. Assim, exige do profissional o intenso aprimoramento dos conhecimentos técnicos e especializados durante todo o seu período de atuação.
A partir disso, vê-se de imediato um dos benefícios da atualização profissional: a aprendizagem; sendo ela fundamental para o desenvolvimento e evolução do ser humano. Desde o início da vida de qualquer profissional, a aprendizagem o acompanha, amadurecendo-o intelectualmente e socialmente, assim formando-o como pessoa. No entanto, sem essa aprendizagem, não existe desenvolvimento, e sem isso, não há como se destacar em qualquer ambiente, sendo ele profissional ou social.
Além desse benefício, pode-se citar outros que se aproximam mais da temática abordada, especificamente no desenvolvimento de uma pessoa como profissional a partir da sua atualização. Focando nessas vantagens, falaremos sobre 6 delas:
1. Ampliação de sua perspectiva
Qualquer profissional busca a imersão em suas atividades diárias, a fim de executá-las com perfeição e tranquilidade, fazendo sempre o que é exigido pela organização em que está. Por mais certa que essa atuação seja, não traz só boas consequências, pois torna a atividade executada monótona e fechada, ou seja, não permite que o indivíduo olhe ao seu redor e visualize a empresa como um todo, e assim o profissional não é capaz de ver qual é a sua real função dentro da organização e o que pode ser melhorado.
Essa é um dos papéis do curso de especialização ou qualificação: gerar a reflexão por parte do profissional sobre a sua área de atuação, sobre seus conhecimentos e sobre a função que quer desempenhar, permitindo a visualização das mudanças no mercado. A partir disso, cria-se a possibilidade para o colaborador disputar promoções, assim como conquistar melhores oportunidades na empresa.
Figura 1: Ampliando sua perspectiva
2. Maior assertividade e desempenho
Todo colaborador necessita ser assertivo para obter um bom desempenho em uma organização, visto que a assertividade consiste na segurança por parte do profissional em realizar o seu trabalho. Essa segurança só pode ser conquistada se o colaborador tiver a tranquilidade para compreender e conhecer todas as tarefas desenvolvidas pelo cargo em que está e no momento em que ele for capaz de visualizar o seu verdadeiro potencial.
Nesse ponto, entra a função da atualização profissional. Como as ferramentas de trabalho e o mercado sofrem constantes mudanças, o colaborador precisa estar sempre a par de suas tarefas e assim garantir a segurança para executá-las, sendo a realização de cursos de atualização a única maneira para alcançar esse objetivo.
Através da segurança obtida e os conhecimentos atualizados, o profissional torna-se capaz para adquirir um melhor desempenho em sua função, administrando melhor seus horários durante o dia a dia e cumprindo com firmeza os prazos estabelecidos visto que possui mais conhecimento atualizado e consequentemente, capacidade de aperfeiçoar seu trabalho, pois tem noção das tarefas que serão desempenhadas, executando-as de forma mais objetiva, eficaz e segura.
Figura 2: Execução de múltiplas tarefas
3. Formação de um networking colaborativo
A interação com outros profissionais atuantes em uma área semelhante é fundamental para compreender diversos tipos de visões, aceitando-as e aprendendo com cada um delas. Essa comunicação possibilita ao profissional sair da zona de conforto e se abrir para o mundo corporativo, sendo um ótimo recurso para que profissionais possam estar cientes das novidades que estão chegando ao mercado, bem como o surgimento de oportunidades de vagas e promoções, podendo até existir uma indicação em certos casos.
Essa interação denomina-se “Networking”, sendo nada mais que uma rede de contatos ou referências que facilita a troca de informações entre profissionais, tanto técnica quanto pessoal, propiciando a todos uma atualização constante de saberes. Pode servir também como uma fonte de impulso, pois dependendo do contato, a experiência desse é suficiente para fornecer feedbacks e diretrizes, colaborando para o desenvolvimento de quem está iniciando na área.
Figura 3: Networking
4. Valorização profissional e ganho na remuneração
É claro que diante da sociedade dinâmica, que passa por constantes transformações, o profissional que se mantém estagnado e acomodado com o cargo em que está não é visto com bons olhos, sendo assim desvalorizado no mercado de trabalho. Diferente de um colaborador que busca o autodesenvolvimento e mais conhecimentos a partir da sua atualização profissional, esse indivíduo será altamente valorizado, pois a manutenção de um processo de aprendizagem constante propicia ao profissional tornar-se especialista em sua área e um técnico totalmente qualificado.
Evidentemente, as empresas buscam investir em contratações de profissionais capacitados e adequados para ocuparem os cargos disponíveis. No entanto, em certas situações, há poucos profissionais que detém um saber específico para determinado cargo, gerando assim uma disputa entre empresas para contratar tais profissionais; e para conquistar o colaborador, é necessário fornecer-lo uma bela remuneração, além de planos de carreiras, pacotes de benefícios, etc.
Figura 4: Reconhecimento de um profissional
5. Desenvolvimento pessoal
O desenvolvimento pessoal é resultados de todos os outros benefícios já citados, porém depende muito da percepção por parte do profissional da evolução de sua carreira, de seus conhecimentos e competências; ou seja, o indivíduo precisa ter noção do seu crescimento e usá-lo como incentivo para avançar cada vez mais.
Além disso, o contato com diferentes pessoas (networking) durante sua carreira profissional e sua carreira acadêmica fortalece o desenvolvimento pessoal, pois é uma forma de aprimorar a capacidade de compreensão de diferentes opiniões e culturas, formando um profissional maduro tecnicamente e psicologicamente. Essa maturidade converte-se em mais benefícios à vida empresarial, como por exemplo, um ambiente de trabalho agradável e soluções mais eficazes para as dificuldades encontradas durante a execução de tarefas.
Mesmo já empregado, qualquer profissional passará por obstáculos que exigem preparo teórico, prático e uma ampla visão da área em que está. Assim, para obter novas oportunidades e evoluir profissionalmente durante toda a vida empresarial, é necessário a busca por atualizações, através de especializações, e acompanhamento de todas as transformações que ocorrem dentro e fora do mercado de trabalho.
O crescimento profissional só existe para aqueles que buscam acompanhar a dinamicidade do mundo atualizando-se a todo momento.