Os benefícios da manutenção preditiva.

“A saúde do ser humano é determinada pelo seu comportamento, sua alimentação e condições do ambiente.” De acordo com a frase do escritor John Knowles, as pessoas tem a tendência de adotarem um estilo de vida mais saudável para prevenirem possíveis futuras doenças e melhorarem sua qualidade de vida. Seguindo essa premissa, não só as pessoas precisam de cuidados constante mas também as máquinas. Nesse sentido, manter uma rotina de revisões e manutenção dos seus equipamentos pode trazer diversos benefícios para suas empresa. Neste post, iremos focar nos benefícios de uma manutenção preditiva e como ela pode melhorar sua produção. 

freepik.com

Afinal, o que é realmente uma manutenção preditiva? Como ja foi atestado em outro post do blog, que você pode encontrar nesse link, a manutenção preditiva fundamenta-se em definir o estado futuro de um equipamento, avaliando por meio de uma instrumentação específica a sua saúde e indicando problemas logo em seus estados iniciais, onde é menos custoso. Os dados podem ser coletados em forma de medições de temperatura, vibração, na análise de óleos, ultrassom e termografia, permitindo um diagnóstico preciso.

As manutenções, em geral, são imprescindíveis para qualquer empresa de prestação de serviços, afinal, que negócio quer perder dinheiro com problemas que podem ser evitados. Por isso, entender como os diferentes tipos de manutenção podem impulsionar os seus serviços faz parte do seu planejamento empresarial! Sendo assim, a manutenção preditiva se baseia no acompanhamento periódico que estipula o tempo de vida útil de uma maquina e como esse tempo pode ser aproveitado ao máximo. Em resumo, ela inspeciona as condições de uma máquina ou equipamento para encontrar possíveis falhas e reduzir custos de manutenção. Portanto, os benefícios que ela proporciona são exatamente o que você pode estar precisando para aumentar sua competitividade diante do mercado. Confira então abaixo quais as vantagens e como elas podem te ajudar! 

Determinar antecipadamente problemas.

Determinar, de antemão, se há alguma maquina, peça, ferramenta ou equipamento com necessidade de manutenção, fornecendo um controle sobre as máquinas que apresentarão um possível mau funcionamento. Isso previne uma possível quebra futura. 

Eliminar desmontagens desnecessárias.

freepik.com

Eliminar qualquer tipo de desmontagens desnecessárias para inspeção ou qualquer processo desnecessário, no geral. Durante a manutenção preditiva a máquina continua disponível.

Aumentar a vida útil ou durabilidade dos equipamentos. 

freepik.com

O processo meditativo proporciona entender o comportamento dos equipamentos e das partes que o compõe, isso, faz com que seja possível medir a qualidade com que as intervenções serão feitas .

Reduzir o trabalho de emergência não planejado. 

freepik.com

Utilizando uma manutenção preditiva, as manutenções podem ocorrer de forma programada para ser realizada no momento maia conveniente. Desse modo, emergências se tornam fáceis de remediar, aumentando a previsibilidade do comportamento da máquina.

Impedir o aumento de danos. 

freepik.com

Prever problemas faz com que seja possível colocar um limite ao dano que uma maquina sofrerá e remediá-la mais facilmente. 

Os custos de manutenção são reduzidos. 

Investir em um processo de manutenção preditiva direciona o foco da manutenção para o que realmente precisa de atenção, solucionando problemas pontualmente sem gastar com incertezas. Alem disso, os custos extras com subcontratações e peças sobressalentes são praticamente eliminados pela realizadas desse planejamento. 

 Aumento da produtividade das linhas de produção.

freepik.com

Reduzir as imprevisibilidades, diminuir a necessidade de reparos que invalidam as máquinas, tudo isso faz com que os equipamentos operem por mais tempo, diminuindo inúmeras interrupções, e consequentemente favorecendo a qualidade do produto fabricado.  

Aumento da segurança da fábrica. 

freepik.com

O planejamento e organização que fazer uma manutenção preventiva proporciona afeta a segurança de um modo geral, reduzindo os gastos e mantendo o ambiente menos propensas a acidentes.  

Resumidamente, a manutenção preditiva objetiva, basicamente, aumentar o rendimento da máquina e dos componentes existentes nela, eliminando desmontagens desnecessárias para inspeção e aumentando o tempo disponível de trabalho das máquinas e equipamentos, aumentando efetivamente a produtividade do mecanismo. 

Esse tipo de manutenção reduz o número de intervenções corretivas, já que detecta o problema raiz do equipamento, enquanto impede o acúmulo de danos que sairiam caros em uma manutenção final.Por fim, é possível aproveitar a vida útil total do equipamento e dos componentes, enquanto aumenta também o grau de confiabilidade das máquinas.

Desse modo, nota-se a importância da manutenção preditiva para o mercado industrial atual, permitindo que seja aproveitado o tempo de vida do equipamento ao máximo e identificando falhas ainda em seu estágio inicial, evitando custos desnecessários com manutenções corretivas. Portanto, pode-se concluir que investir em uma manutenção preditiva é a escolha certa para sua produção, visto que, os benefícios são inúmeros e as perdas são praticamente inexistentes. Afinal, quem não quer cuidar da saúde a longo prazo da sua máquina?

Beatriz Cavalcante

Consultora de marketing