Nos últimos anos, a utilização de aparelhos de climatização e a busca por projetos que auxiliam na análise térmica de ambientes vem, a cada dia, crescendo. Isso se deve tanto pelo aumento da temperatura terrestre como também pelo simples fato de obter Conforto Térmico em locais de trabalho ou até em nossas casas. Com isso, foi necessário estabelecer algumas normas e parâmetros para dar um melhor acompanhamento a situação dos aparelhos. Assim surgiu o PMOC.
Mas afinal, o que é PMOC?
PMOC significa Plano de Manutenção, Operação e Controle de um sistema de climatização, ou seja, nada mais é do que um série de medidas para garantir a boa qualidade do ar ambiente.
A partir de 2018, o plano passou a ser obrigatório, por lei, para empreendimentos que possuam sistemas a partir de 60.000 BTUs (Identificação da potência de ares-condicionados). A contabilização é feita com a soma de todos os aparelhos presentes no estabelecimento, e não apenas de um ambiente.
Pontos relevantes sobre o Plano de Manutenção, Operação e Controle
Figura 1 – PMOC
O PMOC serve para garantir que o projeto e a instalação do sistema de climatização estejam adequados e que sua manutenção seja eficaz.
Ele é útil também para encontrar, corrigir e eliminar problemas de qualidade do ar frequentemente encontrados em edifícios de uso coletivo, acabando com a “Síndrome do Edifício Doente”.
Porém, sua importância fundamental na qual a lei foi baseada é proteger os ocupantes do imóvel, minimizando ou até mesmo eliminando potenciais problemas de saúde referentes à qualidade do ar, consequentemente proporcionando maior bem-estar, conforto e produtividade.
O Plano de Manutenção não só garante um ambiente livre de contaminação, evitando transmissão de algumas doenças relacionadas à má qualidade do ar, mas também faz com que a vida útil dos equipamentos aumente.
Por sua vez, equipamentos em melhores condições, cuja manutenção é feita preventivamente e regularmente, dão menos problema e consomem menos energia, resultando em economia.
E como fazer um PMOC?
Figura 2 – Manutenção
Como o Plano de Manutenção, Operação e Controle é exigidos por lei, é necessário apresentar duas ART’s (Anotação de Responsabilidade Técnica). Ambas são:
Etapa química:
A análise química possui 4 etapas, sendo elas: visita ao local, coleta de amostras para avaliação, avaliação das amostras em laboratório e resultado final. Esse é o procedimento responsável por garantir uma boa qualidade do ar ambiente, visto que verifica se todas as variáveis seguem os parâmetros exigidos pela ANVISA visando o bem estar das pessoas.
São necessárias as seguintes análises: Pesquisa e contagem de fungos, , umidade e velocidade do ar, aerodispersóides totais, determinação da temperatura e porcentagem de dióxido de carbono.
Etapa mecânica:
A etapa mecânica do PMOC consiste em desenvolver as diretrizes do plano de manutenção preventiva, garantindo assim que o projeto de climatização esteja funcionando da melhor forma possível e preparado para corrigir quaisquer problemas. Assim, podemos subdividir o PMOC em 5 fases, sendo elas:
1- Reconhecimento dos componentes
Esta é fase inicial do processo mecânico do PMOC. Consiste em indentificar cada componente e taguea-los. Tal processo facilita a identificação de cada componente e também organiza o equipamento de forma geral.
2- Análise dos componentes
Nessa fase é feito o estudo individual de cada equipamento. Em que se verifica a situação atual, o histórico de defeitos, o regime de operação e o seu manual. Com essas informações é possível estruturar o seu plano de manutenção, definindo a periodicidade de cada ação a ser realizada.
3- Implementação
Esta fase consiste na introdução do equipamento no dia a dia. Neste período, se definem qual o melhor dia da semana para ocorrer as intervenções e também qual profissional tomará a liderança e será responsável por receber e acompanhar a equipe de manutenção. Além disso, é preciso criar a cultura nos funcionários de relatar qualquer defeito que porventura aconteça. Essa ação é extremamente importante para o histórico dos equipamentos.
4- Acompanhamento
O Acompanhamento é a etapa em que, literalmente, se acompanha a evolução do equipamento no passar do tempo. É o período onde as intervenções ocorrem para realização da análises técnicas e, se for verificado algum problema, fazer uma manutenção.
5- Manutenção
Aqui acontece, de fato, a estratégia de manutenção. Esse processo deve ser realizado por um técnico em mecânica, ou refrigeração, para garantir que as possíveis mudanças que deverão ser feitas não afetem o equipamento.
A Manutenção pode ser considerada a etapa mais importante dos processos pois, é através dela que, podemos aumentar a durabilidade do equipamento, bem como aumentar a sua confiabilidade.
Figura 3 – Importância do PMOC
Tem em vista o que foi apresentado acima, além do PMOC ser exigido por lei, é possível extrair o quanto é importante ter um plano correto de manutenção.
É imprescindível, para qualquer equipamento, ter uma sequência lógica e um caminho estruturado para executar a manutenção e o controle do sistema. Nos equipamentos de climatização não seria diferente.
Além de se livrar de uma multa bem ‘salgada’ ainda é possível estender a vida útil de tais equipamentos.
Se estiver interessado em Projetos de Climatização, clique aqui!