Já se perguntou sobre liderança? O que um líder faz, se é um cargo, algum tipo de profissão, porque tantas pessoas gostam de um líder em vez de apenas um chefe?
Mas afinal o que é um líder? Se fosse para definir em uma única palavra, podemos defini-lo como “servidor” e a partir disso tirar nossas conclusões sobre um líder e a seu papel para a formação de uma equipe de sucesso.
Ser servidor significa identificar e atender as necessidades legítimas dos demais. Não se trata de ser um escravo e fazer tudo o que precisam. É ter respeito e apreço pelas pessoas, prestar atenção ao que dizem, ter empatia por elas e mostrar que podem contar com você. Resumidamente, é abraçar os outros quando necessitarem de um abraço e repreendê-las quando precisarem disso.
Dessa forma, a liderança se mostra vital para saúde de uma equipe. A seguir será apresentado os principais tipos de líderes e suas características.
Os Principais tipos de líderes:
Liderança Autocrática:
A liderança autocrática muitas vezes é relacionada ao autoritarismo, onde o líder é o indivíduo cabeça do grupo que não têm suas ordens questionadas. Líderes com esse perfil autocrático costumam tomar decisões a partir de suas crenças e opiniões individuais. Nesse tipo de liderança os indivíduos da equipe são vistos apenas como subordinados.
A liderança autocrática ela é útil quando se precisa ter uma agilidade na execução das tarefas e uma maior produtividade, entretanto, é preciso tomar cuidado com o abuso de poder para não extrapolar e, dessa forma, acabar desmotivando a equipe, comprometendo os resultados.
Liderança Democrática:
Atualmente a liderança Democrática é a mais utilizada pelos líderes de muitas empresas. Nesse tipo de liderança, o líder atua dando suporte a equipe e os seus membros são motivados e incentivados a darem suas opiniões, assumindo maiores responsabilidades.
Bem diferente da liderança autocrática, os membros da equipe são vistos como colaboradores e parceiros em vez de apenas subordinados.
O líder democrático ele ouve mais feedbacks, é aberto a críticas e sempre busca formas eficientes de estar motivando a equipe. Incentivando cada membro a evoluir pessoalmente e profissionalmente.
Ele está sempre motivando o trabalho em equipe, sempre pedindo a participação de todas durante a discussão, para criar entre eles uma cultura de colaboração mútua. Para que dessa forma, eles possam se unir cada vez mais e apresentar resultados de forma mais consistentes.
Na liderança democrática o líder na maioria das vezes nunca toma decisões sem o consentimento de sua equipe, para que assim todos se sintam importantes nos temas discutidos.
Líderes democráticos tendem a deixar um legado maior, possuem um maior respeito em relação a outros tipos de líderes. Um grande exemplo é o empresário Steve Jobs, que foi um grande líder democrático e inspirador. Ele trabalhou na Apple e transformou a companhia em uma empresa bilionária em poucos anos. Mesmo agora, depois de morto, Steve Jobs é aclamado pelos funcionários da empresa, bem como por pessoas de todo o mundo.
Liderança Liberal:
Na liderança liberal o líder possui um papel bem menor, apenas apresenta as tarefas e deixa a cargo dos próprios membros da equipe decidirem o que cada um deve fazer. Nesse tipo de liderança a confiança entre o líder e a sua equipe deve ser recíproca, o líder acredita fielmente na capacidade de sua equipe.
A liderança liberal, é usado em casos bem específicos, geralmente em equipes que trabalhem melhor com mais liberdade e onde os membros são mais capacitados e se auto lideram.
Como pode ser analisado existem formas diferentes de se liderar, a questão é, qual a melhor se seguir? A resposta é que depende, na maior parte das vezes a democrática é a que mais funciona, entretanto, vão existir momentos durante a liderança em que você vai precisar ser mais autocrático e outros mais liberal, para que assim a equipe possa estar sempre em harmonia e motivada, para que todos os objetivos possam ser alcançados com sucesso.
Mas, aliás, quais são às características de um verdadeiro líder independente do seu modelo de liderança. A seguir segue às principais características de um líder.
Principais características de um líder
Motivador: Está sempre motivando a cada um dar o seu melhor e buscar evoluir durante todo o processo.
Proativo: visa antecipar futuros problemas, necessidades ou mudanças.
Visão crítica: Analisa criticamente todas as decisões e estratégias para que os erros possam ser minimizados.
Pensamento estratégico: Consegue formular planos de forma objetiva e de forma clara para que todos possam entender.
Sabe trabalhar em equipe: Consegue lidar com outras pessoas e entender suas posições.
Inspira pessoas: Um líder sempre inspira pessoas, todos os respeitam e veem ele como um modelo a se seguir.
Desenvolve a confiança mútua: O líder sempre busca manter uma equipe unida, pois a união é essencial para se alcançar as metas e os objetivos planejados.
Bom ouvinte: Sabe escutar às pessoas ao seu redor, filtrar às críticas e usar isso como uma ferramenta para se tornar um líder melhor.
Visionário: tem ideias quiméricas, idealistas e grandiosas.
Íntegro: Totalmente probo, irrepreensível na sua conduta, honesto e incorruptível.
Resiliente: Um verdadeiro líder ele consegue de uma forma melhor lidar com os problemas para que eles não o afetem tanto na sua liderança, consegue suportar pressão das mais situações adversas.
Mas afinal, o que seria de uma equipe com um líder sem nenhuma dessas características?
Como visto anteriormente, um líder ele tem um papel essencial no sucesso de uma equipe, pois ele que vai direcionar, motivar e servir a equipe para que ela possa alcançar os seus objetivos. Entretanto, sem um bom líder uma equipe tenderá ao fracasso. Pois em todo projeto que está se trabalhando, sempre vai existir uma pressão, a desmotivação vai estar presente de forma constante, problemas irão surgir, seja eles internos ou externos. Dessa forma, o papel do líder é essencial para que a equipe não perda o rumo.
A maior causa dos fracassos dos projetos é a falta de liderança, um líder que não ouve sua equipe, não conhece a capacidade de seus liderados, não delega às funções de acordo com a capacidade de cada um, não merece ser chamado de líder.
Desse modo, mesmo que tenha uma pessoa no cargo de supervisor, coordenador, gerente, diretor, não significa que ela é líder, a liderança não é um cargo, ela é uma posição onde você se coloca no momento em que começa a servir, quando coloca as necessidades da sua equipe acima da sua.
Liderança de Sucesso
Uma boa liderança sempre vai ser sinônimo de sucesso. Uma equipe de futebol campeã geralmente é aquela que apresenta jogadores e um técnico com características de grandes líderes. Grandes companhias tiverem como fundadores pessoas que inspiram outras até hoje. Revoluções durante a história teve líderes de grande impacto como:
- A missionária macedônia Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) e seus serviços às populações mais pobres;
- O sul-africano Nelson Mandela (1918-2013) e seus feitos para acabar com a Apartheid;
- A paquistanesa Malala Yousafzai (nascida em 1997) e seu trabalho pela importância da educação de meninas ao redor do mundo;
- O americano Martin Luther King Jr. (1929-1968) e suas ações para colocar um fim na segregação racial;
- O indiano Mahatma Gandhi (1869-1948) e sua luta pacífica pela independência do imperialismo britânica.
Uma frase de Gandhi que motiva muitas pessoas é a “É preciso que você se torne a mudança que deseja ver no mundo”. Um grande líder sempre vai tirar o melhor de seus liderados, mas seja você o líder ou aquele que está sendo liderado, sempre busque se tornar uma pessoa cada vez melhor e motivar aqueles que os cerca, pois a liderança é essencial, seja na vida profissional ou pessoal.
Portanto, por trás daquela equipe de sucesso sempre haverá um grande líder que os guiou e fez bem o seu papel.