Como garantir a segurança de um projeto por simulação computacional

Garantir a segurança de um projeto por simulação computacional não é uma tarefa muito difícil. Seja em questão da segurança física dos colaboradores da sua empresa e na questão da segurança de um projeto consistente, a simulação computacional é necessária.

Mas afinal, o que é a simulação computacional? A simulação computacional é basicamente aquilo que está em seu nome, uma simulação de algo feita por computador.

Seja no ramo da arquitetura e da engenharia ou no processo de desenvolvimento de máquinas, a simulação computacional é essencial para garantir um bom projeto.

Quer conhecer um pouco mais sobre a simulação computacional e todas as vantagens que esse tipo de procedimento pode trazer para a sua empresa? É só ler até o final do conteúdo que preparamos para você.


pexels.com

O que é a simulação computacional

A simulação computacional nada mais é do que simular seu projeto em um software específico. Por meio da simulação computacional é possível simular o funcionamento de uma estrutura (seja ela um edifício ou uma máquina).

A simulação computacional é amplamente utilizada em todas as engenharias, pois reduz consideravelmente os custos do projeto. Por reduzir custos significa que com uma simulação computacional é possível checar o funcionamento da sua máquina, sem precisar fazer um protótipo.

Com o avanço da tecnologia, a simulação computacional passou de uma ferramenta “de luxo” e se tornou necessária para se manter no mercado competitivo. Assim, os vários softwares de simulação disponíveis no mercado se tornaram uma parte essencial do desenvolvimento de máquinas e produtos.

Vantagens da simulação computacional

São muitas as vantagens da simulação computacional, e vamos falar um pouco mais sobre todas elas para te ajudar. A primeira grande vantagem da simulação computacional é a redução de custos para a empresa.

Com a simulação computacional é possível saber se o projeto é viável, bem como obter mais detalhes que podem ajudar para seu correto dimensionamento. Nesse processo de viabilização do projeto, é possível determinar também um orçamento inicial para a realização do mesmo. 

Por meio de uma simulação, você pode entender o funcionamento do projeto antes mesmo da sua produção, o que diminui os custos em  prototipagem. Além de diminuir os custos, por meio da simulação computacional é possível observar cada mínimo detalhe da máquina, sendo muito mais seguro para os envolvidos.

Além disso, é possível simular o funcionamento da máquina em situações críticas, sendo possível prever possíveis defeitos e desgastes. Ao prever essas condições, é possível fazer um planejamento para as manutenções e adaptações da sua máquina.

Outra grande vantagem da simulação computacional está em diminuir o tempo de projeto, o que é essencial para estar no mercado competitivo. Além disso, com a simulação é muito mais fácil de criar o desenho técnico para a fabricação do projeto.

Com todas essas vantagens, não podemos esquecer de citar uma das mais importantes, que é justamente o cliente entender o que a máquina vai fazer. Mesmo que o cliente tenha tido a ideia inicial para o projeto, é muito difícil para alguém que não é profissional entender algo mostrado em duas dimensões.

A simulação atua de forma que o cliente se sinta seguro em relação ao projeto, o que aumenta as chances de que ele confie na sua empresa para produzi-lo.

Então, resumindo as principais vantagens de uma simulação computacional:

  • Redução de custos para a empresa, pois não precisa gastar com protótipos de cada parte que compõe a máquina;
  • Saber se o projeto é viável e poder ter um orçamento preciso para mostrar para o cliente;
  • Fazer o correto dimensionamento do projeto, o que reduz custos durante a fabricação;
  • Maior segurança para os colaboradores, já que protótipos podem funcionar de maneira totalmente inesperada;
  • Facilitar a fabricação e manutenção do projeto;
  • Redução no tempo de projeto, maior satisfação para o cliente;
  • Facilidade para o cliente em entender o funcionamento geral do projeto.

Como usar a simulação computacional para fazer sua empresa crescer

Como já mencionei mais acima no conteúdo, a simulação computacional deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade para o mercado. Investir em bons projetistas é praticamente investir no sucesso da sua empresa como um todo.

Um projeto feito utilizando simulação computacional tem um tempo de finalização muito menor comparado com as outras técnicas de projeto 2D. Com a diminuição do tempo de projeto sua empresa se torna mais ativa, podendo atender vários clientes em um curto espaço de tempo.

Além disso, com as vantagens de um projeto simulado, você garante maior satisfação do seu cliente, pois ele se sente mais confortável com o projeto. A confiança do cliente no projeto muitas vezes é essencial para que você consiga fazer a venda do projeto. 

Outra forma de contribuir para o crescimento da sua empresa é que, ao fazer um bom projeto, você evita gastos desnecessários durante a produção. Por exemplo, uma máquina feita com parafusos e demais peças que já estão em circulação no mercado vai ter um custo bastante reduzido.

Compare o preço de produção de uma máquina que utiliza peças totalmente únicas com uma que utiliza peças comuns. Não é nem preciso fazer muitos cálculos para determinar que a primeira máquina terá um custo muito mais elevado.

Dessa forma, você consegue diminuir os gastos de produção, além de facilitar o serviço de futuras manutenções, por serem utilizadas peças facilmente encontradas. Fazer o correto dimensionamento do projeto também é essencial para diminuir os custos.

Por exemplo, uma máquina para a fabricação de sorvete precisa ter apenas o tamanho certo para poder abrigar todos os seus componentes.

A simulação é uma grande aliada para o crescimento da sua empresa, que podemos resumir nos seguintes itens:

  • Diminuição do tempo de projeto e aumento da capacidade produtiva;
  • Maior satisfação do cliente por entender de forma clara o funcionamento do projeto antes mesmo da fabricação;
  • Redução nos custos de produção e manutenção do projeto;
  • Redução no gasto de materiais por fazer um dimensionamento correto do maquinário a ser produzido.

Esses são alguns dos principais fatores que a simulação computacional pode auxiliar no crescimento da sua empresa. 

Agora você já sabe um pouco mais sobre tudo que a simulação computacional pode proporcionar tanto para o seu cliente como para a sua empresa. Então basta tornar a simulação computacional um item imprescindível para o dia a dia da sua empresa e se manter competitivo no mercado.

Deixe um comentário