Engenharia Mecânica aliada a Inteligência Artificial!

man in black and gray suit action figure
https://unsplash.com/s/photos/artificial-intelligence

Inteligencia Artificial

Com a quarta revolução industrial, nós fomos introduzidos ao conceito de Indústria 4.0 a qual une a indústria atual com os avanços da tecnologia. Um bom exemplo disso é a criação e estudo das inteligências artificiais.  

Mas como exatamente a Inteligência Artificial (IA) pode ser inserida nesse cenário? Primeiramente é importante entender o que é uma IA. 

O que é uma IA?

robot playing piano
https://unsplash.com/s/photos/artificial-intelligence

Partindo desse princípio, podemos dizer que IA é um agrupamento de várias tecnologias que possuem capacidade de aprendizado e certa autonomia. 

Além disso, possui o propósito de desenvolver máquinas para realizarem atividade de maneira autônoma, estando diretamente ligada à robótica, ao Machine Learning (Aprendizado de Máquina), entre outras tecnologias. 

Sendo assim,  entender como implementar uma Inteligência Artificial (IA) é essencial para uma empresa que queira se modernizar. 

Entendendo esse primeiro conceito podemos responder à pergunta principal desse post, qual a relação entre a Engenharia Mecânica e a Inteligência Artificial?

Uma equipe de engenheiros mecânicos pode fazer um trabalho muito mais eficiente, com base em dados precisos apurados por um sistema inteligente. 

Outro fator importante de se pontuar é como soluções em automações permite uma operação na indústria, mas econômica e eficaz, o que só tem consequência positivas no resultado. 

Quais as aplicações da inteligência artificial na Engenharia?

A inteligência artificial possui grande potencial de aplicabilidade, por isso é possível imaginar muitos cenários em que possa beneficiar não apenas a engenharia mecânica, mas também diversos processos e etapas relacionados a atividade de uma empresa. Sendo assim, algumas áreas em que sistemas inteligentes podem ser implementados são:

  • Tarefas rotineiras; 
  • Big Data; 
  • Impressão 3D; 
  • Prédios Inteligentes; 
  • Manutenção mais eficiente.


Tarefas rotineiras

Uma das aplicações mais comuns da IA é a automação de processos. É muito comum em algumas instâncias, IA sejam implementadas para atendimento virtual ao cliente, um exemplo dessa situação foi o investimento do Bradesco na BIA, a Inteligência Artificial que auxilia a resolver as dúvidas dos clientes de forma automatizada. Essa ferramenta está disponíveis 24/7 durante a semana para responder às perguntas das  pessoas o mais naturalmente possível. 

Outro exemplo disso é um robô capaz de fazer  tarefas humanas em um canteiro de obras. Criado pelo Instituto de Robótica e Sistemas Inteligentes de Zurique da Suíça, ele pode manipular diversos materiais de construção, como o concreto fresco, andar por terrenos desnivelados e montar as estruturas sistematicamente com uma precisão milimétrica. 

 Big Data

graphs of performance analytics on a laptop screen
https://unsplash.com/s/photos/big-data

Big Data é uma tecnologia  que envolve um sistema o qual pode coletar e armazenar um grande volume de dados. Esse sistema funciona com a aplicação de algoritmos matemáticos para analisar e organizar dados.  

De forma geral, funciona como um grande banco de dados. A partir desse bando de dados, um software vais analisar e coletar informações selecionadas para atender a uma respectiva demanda. 

Um exemplo onde essa tecnologia é aplicada seria no MIT (Massachusetts Institute of Technology), o qual utiliza-a para coletar e analisar informações para criação de parques eólicos. Assim, é possível analisar o comportamento dos ventos e otimizar a instalação das pás eólicas. 

Impressão 3D

A impressão 3D é um processo de manufatura de objetos sólidos tridimensionais. Entretanto, poucas pessoas sabem que a maioria de impressoras com essa funcionalidade,  utilizam-se de Inteligência Artificial como base para criar os modelos ou digitalizar projetos a serem trabalhados.

 Com o avanço da inteligência artificial, será possível programar essas impressoras para montar estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas, tornando muitos trabalhos mais rápidos e eficientes. 

Prédios Inteligentes

 Com os sistemas inteligentes, temos objetos autônomos, desde sensores de movimento para regular a utilização de luz em ambientes quanto sensores de temperatura para regular os aquecedores e ares-condicionados conforme a necessidade. Temos assim, uma infraestrutura inteligente para facilitar o cotidiano das pessoas. 

Manutenções mais eficientes

Equipamentos mecânicos precisam de manutenção constante e adequada para que o trabalho não seja interrompido regularmente, reduzindo o lucro. 

Para isso,  a autonomia e a capacidade de aprendizado, da inteligência artificial, mostra-se a solução necessária para otimizar esse processo. Sensores e softwares para monitorar em tempo real o funcionamento dessas máquinas.

Sendo assim, baseando-se nos dados apurados sobre ruídos, vibrações, temperatura,  entre outros fatores, a tecnologia inteligente pode fazer comparações e identificar problemas antes  mesmo de a máquina se quebrar. 

Portanto, ao identificar com precisão falhas e defeitos em potencial o próprio sistema pode alertar a equipe de manutenção solicitando assim uma verificação, o que torna o procedimento mais ágil e eficiente.

Portanto, podemos entender que não só a Engenharia Mecânica, mas as engenharias na totalidade vão se beneficiar com a aplicação das Inteligências artificiais para otimizar seu trabalho. Desde ajudando em manutenção rotineiras quanto fazendo pesquisas de mercado  em tempo real. 

A implementação dessas tecnologias vem justamento com esse objetivo de auxiliar tanto atividade simples e complexas, em todas as instâncias da sociedade. 

Beatriz Cavalcante

Consultora de Marketing