FUNCIONAMENTO DE UMA TALHA ELÉTRICA

O que é uma talha elétrica?

Talhas elétricas são máquinas que possuem como função o erguimento de pequenas cargas de forma compacta e segura. São muito utilizadas em obras e indústrias, mas se encaixam muito bem em outras aplicações. Por exemplo, na talha elétrica modelada pela Engrenar Jr, a função era auxiliar pessoas acima do peso a se levantar de cadeiras. Essa ajuda seria objeto de estudo de fisioterapeutas. 

Fonte: Engrenar Jr

Esse é o modelo projetado e fabricado pela Engrenar Jr. A parte cilíndrica prateada é o motor elétrico, o qual seria acionado através de um botão e, um cabo de aço, enrolado no tambor (parte preta onde se encontra a seta laranja) faria o erguimento da pessoa através do cabo de aço. Sendo que, para parar, se utilizaria o freio, que é o componente preto a esquerda. 

No geral, a máquina funciona dessa forma. Agora iremos nos aprofundar em detalhes do mecanismo.

Como funciona uma talha elétrica?

Uma talha elétrica convencional precisa contar com os seguintes componentes: motor elétrico, freio, tambor, cabo de aço ou corrente com acoplamento, eixo e demais elementos de transmissão, além de elementos de sustentação e fixação. Diante disso, e utilizando o modelo da Engrenar Jr como base, nos aprofundaremos nesses pontos.

Motor Elétrico e Freio aplicada a Talha Elétrica

O motor é o elemento responsável por gerar a rotação do tambor, o qual erguerá a carga. Ele é acionado e desligado através de um controle e alimentado pela rede elétrica convencional de uma empresa ou casa. Já o freio possui como função frear a rotação do tambor através do atrito com o eixo de transmissão. 

Tambor e Cabo de Aço ou Corrente com Acoplamento

O tambor é o componente no qual ficará enrolado o cabo ou corrente. Portanto, é importante que haja um dimensionamento correto para que todos os esforços sejam suportados sem nenhum dano à máquina. Além de conectado diretamente ao cabo, o tambor também é ligado ao eixo de transmissão, visto que é ele o responsável por transmitir a rotação do motor ao tambor. Já o cabo de aço ou corrente são os convencionais. No entanto, é importante se atentar à carga suportada pelo cabo para que ele não se rompa. Ademais, o acoplamento, geralmente feito em gancho, também é uma escolha de acordo com a aplicação do operador.

Eixo e demais Elementos de Transmissão da Talha Elétrica

O eixo de transmissão é o responsável por trazer a rotação ou “giro” do motor ao tambor. O motor vai fazer o eixo girar, o qual também fará o tambor girar e assim o cabo se enrolar a ele, fazendo com que o mecanismo funcione. Já os demais elementos de transmissão são os rolamentos e a bucha, cuja função é garantir a correta transmissão da rotação.

Elementos de Fixação e Sustentação

Esses elementos são o conjunto de placas de aço, parafusos, porcas, arruelas e as cantoneiras, as quais são responsáveis por gerarem uma força de reação ao erguimento da carga, mantendo a máquina presa e operante. 

Esquema de funcionamento

Deixe um comentário