Grandes Inventores: Alan Turing

QUEM FOI ALAN TURING?

Nascido na Inglaterra, no ano de 1912, Alan Mathison Turing foi um brilhante matemático e criptoanalista britânico, cujas descobertas foram a base para o desenvolvimento da Computação e avanço de inúmeras áreas da Informação. Muitas das invenções de Turing deram origem à incrível uma das máquinas mais utilizadas atualmente, em escala global: o computador.

Figura 1: Alan Turing, conhecido como o “Pai da Computação”.

Fonte: iMasters

Alan era um gênio já com pouca idade, visto que aos 19 anos ele já se formava com honras no curso de Matemática pela Universidade de Cambridge, essa que é uma das mais renomadas universidades do mundo.

Em 1952, Turing teve que enfrentar um processo criminal, visto que a homossexualidade era considerada um crime na Grã-Bretanha. A partir disso, ele foi impedido de continuar seus trabalhos no centro de deciframento inglês. Além disso, Turing acabou sendo condenado e castrado quimicamente, através de injeções de estrogênio sintético.

Em 1954, Alan foi encontrado morto por envenenamento com cianeto. Até hoje não se sabe se ele foi vítima de um assassinato ou apenas um acidente.

Apesar deste fim trágico, as invenções e criações de Alan foram precursoras de várias máquinas e dispositivos usados até hoje. Mostraremos um pouco de cada uma dessas principais ideias como forma de homenagear seu trabalho e contribuições para o campo científico.

DECIFRANDO A ENIGMA

Em meados de 1939, após a Inglaterra ter declarado guerra contra a Alemanha, Turing foi designado para o serviço secreto inglês, mais especificamente para o Government Code and Cypher School, em Bletchley Park. Com a ajuda de outros matemáticos e cientistas, criou a Bombe, um dispositivo capaz de decifrar as mensagens alemãs que eram criptografadas pela Enigma, máquina alemã de codificação.

Figura 2: Máquina Bombe, usada para decifrar as mensagens alemãs.

Fonte: National Museum of Computing

Essa máquina deu uma vantagem estratégica para a Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial, permitindo que aproximadamente 39.000 mensagens alemãs fossem decifradas por mês. A Bombe foi tão revolucionária que o título de Oficial da Ordem do Império Britânico foi concedido a Turing por sua criação, no final da Guerra. Muitos afirmam que esse avanço foi responsável pelo encurtamento da duração da guerra, devido às diversas interceptações realizadas.

MÁQUINA DE TURING

Próximo de seus 30 anos, Turing desenvolveu uma máquina que garantiu o título de “Pai da Computação”. O intuito principal desse modelo teórico era realizar a leitura de uma fita que possuía instruções de caracteres isolados, de modo a guardar essas informações e interpretá-las. Esse conceito parece familiar?  Pois bem, esse conceito nada mais é do que a forma pela qual são lidos os algoritmos pelos computadores. 

Figura 3: Esquema da Máquina de Turing.

Resultado de imagem para turing machine
Fonte: Felienne

É interessante notar como as invenções propostas por Turing são extremamente avançadas para o seu próprio tempo. Até hoje o conceito da Máquina de Turing é mostrado como uma forma de didática de analisar o funcionamento de uma CPU.

TESTE DE TURING

Apesar de hoje em dia se falar muito no conceito de “Inteligência Artificial” e já existirem várias áreas de pesquisa que circundam esse complexo tema, Turing já apresentava termos como “Inteligência Computacional” desde meados de 1941. No entanto, o foco dado por Turing acerca da inteligência processada por máquinas era outro. Para ele, o correto era que as máquinas conseguissem se assemelhar a um ser humano em seu comportamento e não se elas poderiam pensar.

Figura 4: Esquemático sobre o Teste de Turing.

Fonte: Turing Talks

Nesse sentido, ele indica um jogo de perguntas que envolve um homem e um computador. À medida que as perguntas fossem respondidas pelo computador, sem que o homem desconfiasse que ele estava competindo contra uma máquina, mais parecido com um ser humano ela pareceria. Este é chamado de o “Jogo da Imitação”. Até hoje esse teste é utilizado para comparar a inteligência de softwares complexos. 

No ano de 2014, um software passou pelo Teste de Turing. Convencendo 33% dos avaliadores de que era um garoto real, através de mensagens de texto, o primeiro programa de computador merecedor desse título conseguiu se passar por um garoto ucraniano de 13 anos.

Em resumo, estas foram algumas das principais contribuições de Turing para o campo científico, alcançando diversas áreas da Computação e Engenharia. Abordando conhecimentos que foram a base para a pesquisa acerca da Inteligência Artificial e criações que salvaram milhares de pessoas durante a Segunda Guerra, o título de “Pai da Computação” é mais que merecido para este gênio, que foi Alan Turing.

Deixe um comentário