Grandes Inventores: Nikola Tesla

Você já ouviu falar do nome Nikola Tesla? Ou talvez somente o sobrenome atrelado a empresa de carros elétricos cujo CEO é o famoso visionário Elon Musk? Pois saiba que não é a toa que Nikola Tesla inspirou o nome dessa grande empresa que é referência no assunto carros elétricos, você gosta da eletricidade que chega hoje em sua casa? Do wifi que provavelmente está usando para ler esse artigo? Como você vai descobrir agora, vários aspectos da vida moderna tiveram início com esse grande inventor.

Antes de começar a explicar sobre suas invenções, vamos antes aprender um pouco mais sobre sua vida. Nikola Tesla foi um inventor que atuou nos campos da engenharia mecânica e elétrica que nasceu em 10 de julho de 1856 no finado império Austro-Húngaro na região onde seria hoje a Croácia, durante uma forte tempestade de raios, segundo a lenda já que eletricidade viria ser grande parte de seus estudos. Acredita-se que ele possuía uma memória fotográfica e que podia decorar livros inteiros após lê-los somente uma vez, além disso em sua autobiografia (Minhas Invenções: A Autobiografia de Nikola Tesla de 1919) Tesla explicou que, desde criança, sofria apagões de consciência semelhantes a desmaios e que durante esses episódios tinha clarões de luz que o cegavam, acompanhados de alucinações quase sempre voltada para seus objetos de estudo, graças a essa condição, Tesla visualizava suas invenções completas antes mesmo de que qualquer protótipo fosse montado, sua capacidade de pensamento visual era completamente fora da curva o que contribui para eficiência do seu método científico.

Figura 1: Nikola Tesla, ca. 1893

Fonte: Wikipédia

Agora vamos a algumas de suas invenções que impactaram e muito a nossa vida moderna.

CORRENTE ALTERNADA

Muitas pessoas ao pensarem sobre o responsável pela eletricidade hoje tem em mente Thomas Edison devido a criação da lâmpada incandescente duradoura e sendo chamado de “o pai da eletricidade”, mas o fato é que a eletricidade como é feita e transmitida hoje deve sua existência à Nikola Tesla, sendo chamado até de “pai da eletricidade moderna”. A corrente contínua era usada pelos Estados Unidos na distribuição de eletricidade e com a criação da corrente alternada por Tesla houve uma discussão de qual tipo de corrente deveria ser usada como padrão. Tesla, obviamente, defendia o uso da sua invenção elencando os seus benefícios, mas do outro estavam empresários que já lucravam com a aplicação da corrente contínua, incluindo Thomas Edison, esse período ficou conhecido como Guerra das Correntes e aconteceu durante as duas últimas décadas do século XIX. Como você já teve ter adivinhado Tesla acabou ganhando essa disputa, isso porque a corrente alternada permitia gerar tensões muito maiores, se utilizava de cabos menores para transmissão de energia elétrica e alcançava distâncias muito maiores, só para se ter uma ideia, caso o sistema de corrente contínua fosse utilizado hoje, seria necessário uma usina de energia elétrica a cada quilômetro quadrado, algo totalmente inviável pensando-se nos custos financeiros e naturais necessários.

Figura 2: Nikola Tesla e Thomas Edison

Resultado de imagem para guerra das correntes
Fonte: Aventuras na História – UOL

MOTOR DE INDUÇÃO

Em 1888, Tesla inventa o primeiro motor de indução movido por corrente alternada. Explicando rapidamente, um motor de indução funciona devido à presença de dois campos magnéticos girantes gerados a partir a da passagem da corrente alternada e que fazem girar um eixo gerando um movimento rotativo. O motor de indução é peça chave em vários projetos de engenharia e na movimentação de diversas máquinas e desenvolvimento da indústria em todo mundo, inclusive nos dias de hoje por ter um baixo custo de manutenção, montagem e fabricação. Alguns exemplos de máquinas que utilizam esse motor são tornos, fresas, escadas rolantes, elevadores etc. Nós da Engrenar Jr. já usamos motores de indução no projeto da esteira de fisioterapia, caso queira ver esse e outros da Engrenar, clique aqui (link).

Figura 3: Motor de indução criado por Tesla

Motor de Indução Elétrica criado por Tesla (Imagem: Reprodução/Internet)
Fonte: Oficina da Net

TELEGRAFIA SEM FIO

A telegrafia sem fios para Tesla tinha o objetivo de enviar milhares de mensagens por meio de um canal de mesma frequência, e no final do século XIX isso se traduzia na invenção do rádio. De fato, Tesla não foi o primeiro a construir uma estação de rádio, este título foi dado a Guglielmo Marconi, inventor italiano que em 1901 conseguiu fazer a primeira transmissão de rádio transatlântica da história, utilizando 17 patentes criadas por Tesla. Em 1943, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que uma patente de Tesla de 1897 envolvendo um transmissor e receptor, que antecedia as invenções de Marconi reconheceu Tesla como inventor oficial do rádio. E como os objetivos de Tesla eram do envio de milhares de mensagens por meio de um canal de mesma frequência, suas contribuições para tecnologia sem fio hoje foram mais duradouras, é claro que me refiro ao wifi com isso. Tesla inclusive chegou a escrever que um dia documentos, vídeos, músicas, arquivos telefônicos poderiam ser transmitidos por meio de um canal sem fio, parece que ele acertou não é mesmo?

CONTROLE REMOTO

Nikola Tesla não inventou o controle remoto exatamente como conhecemos hoje, mas o princípio da transmissão sem fio é uma invenção sua. Em 1898 Tesla testou uma invenção sua chamada de “Tele-autómato”, era um barco em um lago com um receptor que ele controlava em terra por meio de um controle com um transmissor. A comunicação entre o transmissor e o receptor era feita por ondas de rádio, e a variação dessas ondas de rádio causadas pelo controle e que ditavam o que o barco deveria fazer. Essa tecnologia que foi o começo para o que hoje é usado em controles de portões de garagens, aeromodelos e drones, podemos até dizer que o “Tele-autómato” é o bisavô do drone.

Figura 5: Barco “Tele-autómato” de Tesla

Tele-autómato ajudou a desenvolver três áreas da tecnologia (Imagem: Reprodução/Internet)
Fonte: Oficina da Net

Além das invenções explicadas nesse artigo Tesla tem várias outras que somente um livro poderia cobrir tudo, e de fato existem livros que focam em suas invenções e contribuições para a vida moderna. Algumas outras invenções de Tesla são a lâmpada neon, o raio violeta, o capacitor variável a vácuo e o sistema mundial sem fio (esse acabou não se tornando realidade, infelizmente). Essas invenções, assim como as citadas nesse artigo talvez não sejam atribuídas ao nome de Tesla imediatamente pois ele nunca foi reconhecido por querer fama ou fortunas por meio de suas invenções, Tesla queria que elas se popularizassem para que fossem usadas por todos, e por causa disso Tesla não recebeu o reconhecimento na época e acabou nos seus últimos dias pobre e sozinho até morrer em um quarto de hotel em Nova Iorque no dia 7 de janeiro de 1943. Mas nos dias de hoje ele é reconhecido pelas suas contribuições, seja por meio de um museu em Belgrado com seu nome ou por inspirar o nome de uma empresa fundada por um bilionário filantropo, cada vez mais e mais ele é lembrado como um grande inventor.

Deixe um comentário