Hardskills e softskills: o que são?

Ao ser confrontado quais seriam seus principais hardskills e softskills, você se sentiu confuso e questionou-se “o que é isso?”. Bem, saiba que esses termos são extremamente importantes para qualquer profissional na área de gestão de recursos humanos, sendo que são utilizados para separar os diferentes tipos de habilidades apresentados por cada candidato a ser avaliado. A partir disso, pode-se avaliar a personalidade e a qualidade profissional de cada concorrente com mais firmeza, dentro de um processo seletivo.

Em tempos mais antigos, os hardskills possuíam maior relevância, sendo que os avaliadores mantinham seu foco exclusivamente nesse tipo de habilidade. No entanto, com o desenvolvimento do mercado de trabalho e o aumento do número de profissionais qualificados, a exigência aumentou em relação ao tipo de habilidades dominadas pelo candidato, surgindo assim as softskills.

Bem, mesmo assim, a questão continua “O que são softskills e hardskills? Meras habilidades?”. Esse artigo tem como intuito explanar, com mais clareza, o que essas expressões significam e o porquê elas causam tanto impacto em um ambiente empresarial.

O que são hardskills?

Por um longo tempo, essas habilidades foram as principais fontes para a análise de um candidato; algo até compreensível, pois elas são quantificáveis, sendo assim podem ser mensuradas de alguma forma. Por esse motivo, são facilmente identificadas a partir de diplomas ou certificados.

Em sumo, as hardskills são habilidades que podem ser aprendidas com maior facilidade a partir dos estudos, por meio de cursos, treinamentos técnicos, livros. Dessa forma, podemos considera-las como “habilidades técnicas” de um profissional.

Em um processo seletivo, essas habilidades são analisadas a partir de testes específicos, avaliações de conhecimento, buscando incentivar o profissional a revelar seus conhecimentos técnicos.

São exemplos de hardskills:

  • Domínio de uma língua estrangeira;
  • Graduação;
  • Mestrado e Doutorado;
  • Cursos técnicos;
  • Gestão de Projetos;
  • Programação;
  • Operação de máquinas;
  • Especializações;

Figura 1: Operador de máquinas

Fonte: Mecânica Industrial

Muitas vezes, essas competências estão presentes no currículo de qualquer candidato; sendo mais relevantes aquelas que se encaixam com a necessidade da empresa.

O que são softskills?

Diferente das hardskills, as softskills geram grande dificuldade ao serem reconhecidas e quantificadas, pois consistem em habilidades sociocomportamentais, sendo influenciadas pela aptidão mental e capacidade de lidar com as emoções de um determinado profissional, fugindo um pouco do caráter técnico apresentado pelos hardskills. Dessa forma, sabe-se que essas competências não são facilmente aprendidas ou ensinadas, sendo que estão ligadas diretamente com a vivência do profissional em questão; não existe a possibilidade de transferir toda a experiência social de uma pessoa a outra, cada um necessita passar por uma situação para que aprenda com aquilo.

Em geral, as softskills consistem em habilidades mais subjetivas relacionadas ao caráter, personalidade, crenças e valores de um determinado indivíduo. Consequentemente, isso afeta diretamente na maneira que um profissional se relaciona dentro de uma empresa, podendo atrapalhar no desempenho desse funcionário em seu cargo; por exemplo, com certeza você já conheceu alguém com inúmeras habilidades técnicas (hardskills), porém com imensa dificuldade de se relacionar (softskills).

Por esse motivo, em um ambiente empresarial, as softskills possuem suma importância, e com o avanço no mercado de trabalho, vem possuindo destaque na seleção de novos membros. Como já dito, não é possível contratar um profissional altamente capacitado tecnicamente, porém com imensas dificuldades de lidar com situações de pressão, trabalhos em equipes e comunicação interna.

São exemplos de softskills:

  • Proatividade;
  • Senso de Liderança;
  • Paciência;
  • Ética;
  • Espírito de Equipe;
  • Cordialidade;
  • Comunicação interpessoal;
  • Capacidade de atuar sob pressão;
  • Empatia;

Figura 2: Trabalho em equipe

Fonte: IBC

Em um primeiro contato, as softskills são apresentadas pelo candidato de forma superficial, o que torna difícil a sua análise. Assim, é extremamente necessária a capacitação de um grupo de recrutadores, focado em gestão de pessoas, capazes de identificá-las. Para isso, usualmente, as ferramentas utilizadas são testes comportamentais ou psicológicos, além de dinâmicas focadas para alguma competência específica.

Depois de abordar especificamente cada termo, pode-se comentar suas aplicações para uma empresa, focando em como melhorar as competências dos funcionários e o que essa melhora pode trazer de bom a empresa.

Como aprimorar essas habilidades dentro de uma empresa?

Mesmo estando totalmente relacionadas com a vivência do profissional, as softskills podem ser aperfeiçoadas tanto quanto as hardskills; esse aprimoramento provém da atuação da área de recursos humanos da empresa em questão, tendo em vista que a partir de determinadas ações adotadas, é possível fortalecer as habilidades sociais e técnicas de um colaborador.

No caso de hardskills, pode-se abordar:

  • Cursos de especialização;
  • Palestras educativas;
  • Treinamentos financiados pela empresa;
  • Participação em congressos;

Esses tópicos estão relacionados à capacitação técnica de um profissional.

Focando em softskills; sendo algo mais pessoal, existe a necessidade de um acompanhamento individual de cada funcionário, para que seja possível a compreensão dos obstáculos enfrentados, possibilitando focar numa resolução especifica para cada um.

De modo geral, pode-se promover, para todos, palestras, workshops, seminários destinados à melhoria de certas competências, como comunicação, empatia, autoconhecimento, autoaperfeiçoamento, entre outras.

Quais são os benefícios obtidos pela empresa?

1. Ambiente empresarial agradável

Com o crescimento da demanda de projetos, inovações e produtos destinados ao mercado, todo profissional necessita do conhecimento para a gestão de um projeto, dominando todos os seus processos e auxiliando os seus colaboradores; é visível que dependendo da situação da empresa, qualquer funcionário pode ser atarefado para isso, precisando assim estar preparado para a função.

A partir disso, vê-se a necessidade do equilíbrio entre hardskills e softskills, tendo em vista que um projeto só possui andamento se os profissionais responsáveis tiverem uma alta capacidade técnica, permitindo o manuseio de ferramentas como softwares ou máquinas em geral. Além disso, para a execução de um projeto, necessita-se da comunicação e união dos funcionários visando um único proposito, a finalização de suas tarefas; evitando conflitos internos ou problemas de comunicação; ademais, o projeto deve ser executado sempre com maestria e cuidado, chegando ao objetivo de forma eficiente, sem defeitos e com um ambiente agradável para todos.

Figura 3: Gerente de Projetos

Fonte: Project Builder

2. Ambiente empresarial agradável

No tópico anterior, citou-se brevemente a necessidade de um ambiente agradável para todos os funcionários. Isso está ligado diretamente com a avaliação que o profissional fornece em relação ao seu bem estar dentro da organização, o que depende muito da: estrutura organizacional, relação entre os colaboradores, condições de trabalho fornecidas pela empresa e, claro, a preocupação da empresa em satisfazer as necessidades de seu empregado.

Porém, podem-se perguntar “mas o que os softskills e hardskills tem a ver com isso?”. A resposta é “tudo”; visando explicar, podemos usar exemplos: imagine um funcionário que não possui as habilidades técnicas (hardskills) exigidas pelo cargo em que está, esse empregado causará danos aos projetos ou processos executadas pela empresa, podendo afetar toda a organização, contribuindo assim para um péssimo clima no ambiente empresarial. Da mesma forma, a ausência de softskills adequadas pode ocasionar em problemas de comunicação e empatia, dificultando a existência de uma boa relação entre funcionários, formando um caos no ambiente empresarial.

A partir da análise feita, pode-se concluir que a preocupação em relação as softskills e hardskills de um candidato deve sempre existir, pois a falta delas pode acarretar em diversos malefícios a empresa. Buscando sempre profissionais que equilibram tais habilidades, é possível gerir uma empresa com princípios éticos e projetos bem executados.

Pode-se ressaltar que a atuação do departamento de recursos humanos de uma empresa deve estar sempre relacionada com o desenvolvimento dessas habilidades. Sendo que a falta delas existe, deve-se analisar o caso de cada funcionário de modo peculiar, buscando uma solução especifica em cada um deles; evitando soluções gerais, pois os profissionais possuem diferentes características, e nem sempre reagem bem quando são tratados de forma geral.

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