O que é o “Movimento Empresa Júnior”?

O MEJ, Movimento Empresa Junior, constitui-se de uma integração de Empresas Juniores. Tais empresas são formadas e gerenciadas por estudantes da graduação durante a vivência dos mesmos no ambiente universitário e tem como objetivo empreender e preparar melhor os membros para as exigências enfrentadas futuramente no mercado de trabalho. Tais preparações se dão por meio de aperfeiçoamento das habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe.

O movimento surgiu na França, na Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais, em 1967 e veio para o Brasil em 1988. Atualmente, o Brasil conta com mais de 600 Empresas Juniores, mais de 20 mil empresários juniores e um total de 25 Federações. Os projetos remunerados realizados dentro das empresas em suas respectivas áreas visam atender pessoas físicas ou jurídicas, como micro e pequenos empreendedores.

Figura 1: Dados sobre o MEJ

Fonte: Brasil Júnior

Apesar do trabalho de consultoria ou assessoria realizados pelas empresas serem remunerados, elas tratam-se de associações civis sem fins lucrativos, ou seja, o dinheiro ganho é revertido para melhorias realizadas dentro da própria empresa e para desenvolvimento pessoal, profissional, técnico e acadêmico dos seus membros. Por esse motivo, preço dos serviços são bem inferiores aos do mercado, tornando-se uma estratégia vantajosa para àqueles empresários que visam minimizar seus gastos durante um empreendimento.

É garantido por lei a autonomia de gestão das Empresas Juniores diante da instituição de ensino superior, centro e outras entidades acadêmicas. Contudo, é obrigatório que as empresas juniores possuam um professor orientador, o qual receberá carga horária dedicada à extensão. Além disso, as EJs também podem contar com uma possível orientação de profissionais já atuantes no mercado.

Ainda no âmbito de Lei das Empresas Juniores, as EJs são tratadas como programa de extensão na instituição de ensino superior. Essa classificação também permite aos empresários juniores e professores orientadores que ganhem carga horária dedicada à extensão. Tal extensão visa promover o relacionamento da universidade com a sociedade, compartilhando conhecimentos, atuando na prestação de auxílios à população para, dessa forma, conseguir impactar a sociedade de forma positiva.

Apesar de ser um programa de extensão das faculdades, não é obrigatoriedade que a mesma possua empresas juniores nem que ceda espaço físico, sendo tais responsabilidades dos representantes das empresas juniores a participação nas definições das normas internas da Instituições de Ensino Superior.

Para a realização dos projetos, alguns parâmetros devem ser levados em conta. É preciso que o projeto apresente conteúdos ligados ao programático do curso de graduação a que a empresa é vinculada. Além disso, os projetos podem ser relacionados a possíveis serviços ligados com a profissão futura do empresário Junior.

Figura 2: Ciclo do Impacto

Fonte: Brasil Júnior

Alguns valores pregados pelo MEJ são importantes alavancas motivacionais para os membros. Podemos falar sobre compromisso com os resultados na tentativa sempre de fazer o melhor trabalho possível e deixar o cliente feliz e satisfeito com o entregado. Sinergia, ou seja, o trabalho, o esforço conjunto e a tentativa de sempre fazer o melhor é o que irá proporcionar o êxito no final. Transparência, para sempre trabalhar com todos de forma mais clara e sincera possível. Postura empreendedora, para aprender a se portar desde cedo como um empresário, levando a sério o trabalho realizado dentro da Empresa Junior. E por fim, orgulho de ser MEJ, já que é o amor, comprometimento e paixão pelo que se faz que motiva cada membro a ser um melhor profissional/humano para, dessa forma, impactar a sociedade e conseguir fazer a diferença como um todo.

Deixe um comentário