Projeto de Desenvolvimento Analítico: O que é?

A necessidade de profissionalismo frente às diversidades tem sido um grande requisito dentro da engenharia atual, principalmente na área de concepção de projetos. Tendo isso em vista, a Engrenar Jr. busca se colocar no topo das empresas juniores em questões como inovação e aplicabilidade.

Investindo na parte de consultoria de empresas, a Engrenar possui o denominado Projeto de Desenvolvimento Analítico (PDA). Este modelo exclusivo de análise e estudo de caso consiste na primeira etapa de um projeto mecânico, no que corresponde à materialização da ideia de um cliente. Os PDAs são divididos entre dois tipos: um para máquinas já existentes, que possui um tempo padrão de 10 dias úteis, e outro para as máquinas de inovação, que possui tempo padrão de 15 a 30 dias úteis, dependendo da complexidade da ideia.

São abordados todos os tópicos essenciais na concepção de algo novo ou no desenvolvimento de algo já existente. Dentre os entregáveis que ele possui estão:

– Estudo de Normas: verificação de todas as normas que envolvem o projeto. Por exemplo, as medidas de segurança ao operar o mecanismo projetado, ou normas de saúde que o sistema deve respeitar.

– Pesquisa de Mercado: consiste em uma busca detalhada de todos os mecanismos já existentes no mercado e que se assemelham à ideia conferida pelo cliente, bem como seus respectivos funcionamentos.

– Patentes: procura por patentes existentes que, de alguma maneira, possam gerar conflito com a ideia.

– Esboço: essa parte possui um desenho técnico em 3D feito para exemplificar todos os componentes e características do mecanismo. Conta com vistas detalhadas em cortes e as dimensões de cada parte.

– Precificação de projeto: listagem de todos os gastos que o projeto irá abranger. Desde custos de peças, manufatura, até os preços dos serviços prestados pela própria empresa júnior são considerados.

– Croqui: consiste em desenhos técnicos mecânicos que englobam ideias para o projeto. Este entregável está incluso apenas nos PDAs de máquinas de inovação, dado que este modelo envolve uma ideia que nunca foi concebida anteriormente.

Os PDAs têm se mostrado extremamente úteis no âmbito dos projetos desenvolvidos, tanto para os clientes quanto para a empresa júnior, já que facilita o entendimento entre ambas as partes. Além disso, é possível verificar se o projeto é aplicável no meio em que ele irá ser inserido e corresponde aos aspectos principais previamente fornecidos.
Com este modelo, a ideia inicial do cliente é refinada pelos nossos membros e começa a tomar a forma de um verdadeiro e profissional projeto mecânico.
Agora que você já entende o que é um PDA, deixe a sua ideia com a Engrenar Jr. e veja ela tomar forma!

 

Alexandre Augusto Duarte Costa, Consultor de Marketing.

Deixe um comentário