Simulação Computacional: por dentro deste serviço.

Você já se perguntou quanto tempo e dinheiro as empresas gastam para desenvolver protótipos? Quanto tempo as equipes de engenharia se dedicam no desenvolvimento desse projetos? Agora imagine se existisse uma forma de diminuir esse gasto de tempo bem como uma redução exponencial no custo da prototipagem. Justamente, a simulação computacional é a alternativa que, atualmente, mais cresce dentro das empresas.

Através dela, é possível reduzir o tempo de concepção dos projetos e também reduzir drasticamente os custos deste desenvolvimento. Logo, esses fatores também contribuem para otimizar toda a cadeia produtiva e otimizar o produto final, seja qual for sua escala.

Mas afinal, o que é Simulação Computacional?

A simulação computacional consiste na utilização de métodos matemáticos, empregados em softwares de computador, para reproduzir a estrutura e entender seu comportamento frente aos esforços aos quais serão submetidos na “vida real”. Assim é possível extrair as informações e aferir se haverá necessidade de reparos sem a necessidade de fazer um protótipo para isso.

De maneira mais formal, existem diversas definições para a simulação, dentre elas podemos citar a de Pegden (1990) que diz: “A simulação é um processo de projetar um modelo computacional de um sistema real e conduzir experimentos com este modelo com o propósito de entender seu comportamento e/ou avaliar estratégias para sua operação”.

Figura 1 – Exemplo de simulação computacional.

Desta forma, podemos entender a simulação como um processo amplo que consiste não apenas na construção do modelo, mas também em todo o método experimental que se segue, buscando: Descrever o comportamento do sistema, construir teorias e hipóteses considerando as observações efetuadas e usar o modelo para prever o comportamento futuro, isto é, expressar como o sistema pode se comportar quando submetido a diferentes esforços.

A Simulação Computacional realmente faz diferença?

O Aberdeen Group, especializado em pesquisa e análise de empresas de tecnologias da informação e produtos, realizou uma pesquisa sobre as melhores práticas empregadas pelas companhias.

A pesquisa pediu para que as empresas destacassem e apontassem quais os principais desafios que têm encontrado durante o desenvolvimento de seus projetos. Entre as empresas participantes, os três maiores desafios destacados foram: Problemas e erros encontrados tardiamente, questões na relação custo, desempenho, qualidade e, por fim, mudanças durante o projeto.

De maneira intuitiva, é possível enxergar como a Simulação Computacional pode combater, quase que por completo, os problemas citados acima. O emprego da simulação nos ajuda a compreender ainda mais sobre o projeto, sem a necessidade de gastar esforços humanos no desenvolvimento de protótipos.

Figura 2 – Peça desenhada em software.

Vantagens da Simulação Computacional.

Na mesma pesquisa de Aberdeen foi abordado como as empresas estão utilizando a simulação computacional dentro das linhas produtivas e se tal procedimento está agregando valor ao produto final. Um dos resultados dessa pesquisa foi que as empresas com maiores destaques em suas áreas de atuação utilizam a simulação desde as primeiras execuções do projeto.

Com isso, apresentam também uma maior assertividade nas entregas, menor tempo de retrabalho na linha e, consequentemente, um maior retorno financeiro e maior confiabilidade nos serviços ofertados.

A imagem abaixo mostra um gráfico com as fases de produção de um produto (desde o projeto até a produção), onde apresenta uma relação entre o número de resoluções de problemas, a fase de produção em que o produto se encontra e o custo de alteração do projeto.

Figura 3 – Gráfico do impacto da simulação computacional.

É facilmente observado que ao utilizar a simulação computacional desde a fase conceitual do projeto, é possível explorar uma gama maior de cenários a um baixo custo de alteração e identificar a maior quantidade de falhas a serem corrigidas. Assim, reduz-se o tempo total empregado no desenvolvimento do produto e minimiza-se os custos envolvidos.

Outro dado importante é que, com o auxílio da simulação computacional, as empresas líderes de mercado conseguem estender a vida útil do produto e obter maior volume de produção, entregando produtos com alta qualidade e uma linha de produção rentável.

O serviço prestado pela Engrenar Jr.

A Engrenar Jr. sempre utilizou de simulações computacionais para realizar os projetos aos quais eram necessários. Agora, com anos de experiência na utilização desses softwares, estamos preparados para ofertar este serviço separado para atender também esta demanda.

Por meio desta análise e dos resultados obtidos via Métodos de Elementos Finitos é possíveis entregar projetos balanceados e com a qualidade que o mercado exige. Nossos projetos inovam com segurança e respaldo técnico, enquanto também, otimizamos ideias e tornamos simples esboços em projetos reais.

Ficou interessado no serviço? Conheça mais sobre clicando aqui!