O processo de soldagem é amplamente utilizado na indústria. Dentre seus tipos, a solda elétrica se destaca por estar presente na maioria dos processos de união, revestimento e reparo de peças metálicas. Além disso, quando comparada aos outros tipos de soldagem, se mostra mais rentável, tanto pela rapidez quanto na simplicidade de operação.
Quando falamos sobre solda elétrica estamos nos referindo ao resultado da soldagem obtida por meio de um curto circuito. Tal solda pode tanto ser utilizada para fazer ligações super-resistentes para aguentar incríveis pesos e pressões, ou, até mesmo, para uniões mais simples.
Figura 1 – Exemplo de soldagem elétrica.
– Mas afinal, como funciona a solda elétrica?
A partir de uma liberação de energia elétrica no ponto de soldagem, peças de metal separadas podem ser aquecidas e unidas com o amparo de eletrodos. Existem algumas variações no processo dependendo do tipo de solda elétrica porém, de maneira geral, ocorrem da forma descrita acima por meio de um curto elétrico em um ponto de união desejado.
Se quiser saber mais sobre o processo de soldagem e os tipos mais utilizados de solda, nós temos um texto perfeito para você! Clique aqui.
– E quais as vantagens da solda elétrica?
Figura 2 – Soldagem automatizada.
- Fácil utilização:
A solda elétrica, como já dito anteriormente, é muito mais simples de se utilizar do que os outros tipos. Basicamente, o que o soldador precisa saber é apenas a quantidade de calor ideal para cada tipo de metal.
Isso não que dizer que qualquer pessoa possa realizar um trabalho de soldagem sem algum tipo de preparo ou capacitação, quer dizer apenas que a solda elétrica é uma excelente ferramenta quando comparada com os outros tipos.
- Solda diversos materiais:
Uma das grandes vantagens da soldagem elétrica é a extensa variedade de materiais que podem ser usados no processo. Existem procedimentos de solda e eletrodos confeccionados para soldar aços de baixa liga, alta liga, revestidos, inoxidáveis, para matrizes, cobre, ferro fundido, níquel e vários outros tipos.
- Equipamento portátil:
As máquinas de solda elétrica são geralmente portáteis e apresentam um excelente custo-benefício. É possível transportá-las e posicioná-las facilmente em diferentes áreas de uma empresa ou na prestação de serviços em campo. A nossa parceira BOXER SOLDAS tem diversos equipamentos para realização das soldas.
- Economia de material:
Entre os principais benefícios da solda elétrica, é preciso destacar o fato desse método apresentar uma aplicação muito precisa e, por isso, o desperdício de material e combustível no processo é mínimo.
- Soldagem rápida:
Em geral, os processos de soldagem elétrica são muito rápidos em relação a outros métodos tradicionais e a qualidade final da solda é excelente. É portanto, um meio confiável, prático e acessível para desempenhar esse tipo de trabalho.
– É importante ressaltar…
Com tudo que foi dito anteriormente, não pense que a solda elétrica não demanda cuidados com segurança. A luz ultravioleta emitida durante a soldagem é extremamente prejudicial aos olhos e as substâncias que ficam suspensas no ar após a evaporação dos metais podem ser altamente tóxicas.
Dito isso, para todos os fins, é recomendado a utilização de diversos EPI’s para preservar o bem-estar da pessoa que utiliza o equipamento, tais como: a máscara de solagem, as luvas de segurança, avental de raspa e etc.
Se você se interessa pelo assunto ou mesmo está procurando o maquinário certo para realizar as soldagens, te convido a conhecer a excelente linha de produtos que a BOXER SOLDAS oferece.
Lá você encontra diversas máquinas para realização das soldagens e diversos acessórios e EPI’s certificados. Para acessar o site e conferir todos os produtos com a qualidade que a BOXER entrega, clique aqui!