A influência de máquinas personalizadas em sua fábrica

Você pode não notar, mas as máquinas personalizadas estão mais presentes em sua vida do que você imagina. Sejam carros ou celulares, esses produtos sofreram diversas mudanças desde sua origem até os dias atuais, sendo aperfeiçoadas suas funções e melhoradas conforme o avanço da tecnologia, a requisição do mercado e a mudança dos meios de produção.

Podemos caracterizar o mercado atual como o mercado da personalização, onde os compradores buscam por produtos que atendam necessidades cada vez mais específicas. Entretanto, a solução de problemas não é o único fator a ser levado em conta. Dessa forma, a estética completamente personalizável disponibilizada pelas empresas contribui para a consolidação desse novo mercado.

Desde a última Revolução Industrial, o mercado tem tornado os produtos cada vez mais personalizados para os clientes. Tal mudança é fruto do Just in Time, oriundo do Toyotismo. Da mesma forma, com o maquinário industrial não foi diferente, visto que máquinas personalizadas são cada vez mais requisitadas pela sua eficiência superior.

Figura 1: Linha de montagem Fordista no início do século XX

Fonte: Autogaragem.

Atualmente, com a Quarta Revolução Industrial, tal personalização tem se intensificado consideravelmente. A indústria automobilística, por exemplo, disponibiliza a escolha da cor, sistema de som, pneus, modelo e até motor do carro a ser comprado. Nesse cenário, as máquinas são multifuncionais, realizando diversas tarefas em um processo de produção.

Figura 2: Fábrica modelo Toyotista

Fonte: Toda Matéria.

A Quarta Revolução Industrial em progresso

Aquela visão antiquada de fábrica semelhante à figura 1, onde operários trabalham em uma extensa linha de montagem fica para trás a cada dia. Isso ocorre, pois desde a Terceira Revolução Industrial as máquinas passaram a ser autônomas nas linhas de montagem contemporâneas (que não necessariamente são linhas contínuas em um mesmo ambiente). Assim, o investimento em tecnologias fabris substituiu aos poucos o trabalho exaustivo, insalubre e custoso dos operários.

Além disso, para que o processo de produção fosse aperfeiçoado, as máquinas também foram alteradas com o passar dos anos para atender a necessidades específicas. Dessa forma, os projetos personalizados se tornaram um segmento em plena ascensão em economias desenvolvidas como forma de suprir as exigências do mercado consumidor pós Terceira Revolução Industrial.

As particularidades no meio empresarial

Uma empresa, independente da área de atuação, possui problemas específicos que pedem por soluções particulares, diferentes das oferecidas pelo mercado convencional. Assim, é necessário o desenvolvimento de um mecanismo feito sob medida para atender à requisição. Por isso, empresários do mundo todo buscam por consultorias de projetos personalizados para otimizar suas atividades.

Acompanhar o processo de produção desde seu escopo é um benefício proporcionado ao contratante, pois garante que a idealização será correspondida na execução. Além disso, o desempenho de uma tecnologia exclusiva é superior ao das produzidas em massa, por eliminar possíveis falhas e gargalos pensados durante o processo criativo e com base na prática do cliente.

A simplicidade na solução de problemas

Quando se fala em corrigir erros em processos de produção, pensa-se, em geral, nos complexos problemas enfrentados pelas multinacionais. Entretanto, as micro e pequenas empresas possuem grandes desafios que muitas vezes se assemelham aos das gigantes do ramo.

Uma história muito famosa fala sobre uma fábrica paulista de pasta de dente: na hora de embalar os tubos em caixinhas, a máquina responsável deixava algumas caixas vazias.

Assim, para evitar que caixas sem creme dental fossem colocadas nos lotes seguintes, engenheiros da empresa em questão se prontificaram e criaram um mecanismo de pesagem que reconhecia as embalagens vazias e, por meio de um braço mecânico, retirava o indesejado.

Após um mês onde 100% dos lotes vieram com o problema corrigido, uma grande recepção foi preparada na fábrica para que os acionistas e o presidente da companhia pudessem prestigiar o sucesso do projeto.

No momento da cerimônia, descobriram que a invenção estava desligada e, ao ser questionado, um operário afirmou que o projeto não funcionou muito bem, mas a solução encontrada pelos operadores foi comprar um pequeno ventilador que soprasse para fora da esteira as caixas vazias, garantindo o desempenho desejado.

A moral dessa história é facilmente aplicada ao universo dos projetos mecânicos personalizados. Isso ocorre, pois máquinas produzidas em massa foram feitas para atingir uma média de consumidores, e não o total. Assim, as consultorias de projetos buscam, a partir de um problema específico, as soluções mais simples possíveis, removendo excessos, economizando recursos e visando a otimização para agirem analogamente aos operários da história. Quanto mais trivial, maior a viabilidade do projeto e a satisfação do contratante.

Da mesma forma, as micro e pequenas empresas muitas vezes buscam soluções para seus problemas em grandes e custosas máquinas que, em vários casos, não foram projetadas para aquela situação específica, o que é diferente para as máquinas personalizadas. Portanto, frente aos desafios diários dos empreendimentos de qualquer porte, um projeto que o cliente possa acompanhá-lo da idealização à manufatura pode ser a solução ideal.

Case de sucesso da Engrenar: Esteira de Fisioterapia, um exemplo de uma máquina personalizada

No ano de 2018 a Engrenar Jr. teve um grande desafio ao aceitar o case de uma clínica de fisioterapia da cidade de São Carlos. Tal proposta consistia no desenvolvimento de uma esteira elétrica modular para pacientes em reabilitação física. Assim, as principais exigências do cliente foram: barras de apoio adaptáveis tanto em altura quanto em largura; motor invertível com um sistema de ajuste de velocidade e estrutura resistente a grandes pesos e impactos. Dessa forma, a equipe lutou contra os impasses mecânicos e elétricos que surgiram durante a concretização desse sistema.

Apesar de parecer simples, garantir todos os entregáveis envolveu muito suor e estudo, de forma que a qualidade do produto fosse assegurada. Assim, a ponte entre empresa e cliente foi uma ferramenta decisiva para a conclusão do projeto. A comunicação com os contratantes fez com que as esteiras ficassem exatamente da forma que precisavam, até nos mínimos detalhes, já que o acompanhamento da manufatura corrigiu possíveis problemas e ambiguidades quanto ao escopo do projeto.

Resultado: em 2019 a montagem da esteira foi finalizada, o produto foi um sucesso e pôde atender às especificações do cliente.

Figura 3: Esteira de Fisioterapia

Fonte: Engrenar Jr.

           Se quiser saber mais sobre a esteira de fisioterapia que a Engrenar Jr. fez, dá uma olhada nesse link aqui. Viu como é importante ter máquinas personalizadas para seu negócio? Chegou a hora de facilitar sua produção. Deixe que a Engrenar Jr. automatize seu processo! Saiba mais sobre nossos serviços aqui.

Deixe um comentário