CONFORTO TÉRMICO FAZ A DIFERENÇA!

As vezes os detalhes mais simplórios são os que mais causam diferença no meio em que você vive e no ambiente de trabalho. É o caso do conforto térmico, desvalorizado e desconhecido, sua falta afeta diretamente a saúde de quem está presente no local e seu rendimento.

O conforto térmico em si é uma condição psicológica, significando que o ponto de conforto não é o mesmo para todos os indivíduos, mas existe uma média de temperatura que pode ser considerada, e é usada como base em todos os projetos de climatização empregados.

Figura 1: Conforto térmico.

Em suma, o bem-estar é de extrema importância para todos os seres humanos, em qualquer ambiente (residencial, industrial, escolar, entre outros), pois essa sensação afeta tanto a saúde quanto o rendimento das atividades humanas.

O conforto térmico é um tópico muito importante que abrange além do descanso, mas também o local de trabalho. Indústrias e postos de trabalho com boa climatização possuem empregados mais eficientes e correndo menos riscos de contraírem doenças proliferadas pelo ar.

PERFORMANCE HUMANA

Falando de forma mais prática, qualquer um que tenha tentado trabalhar quando está muito quente ou frio sabe o quanto o conforto térmico afeta nossa produtividade.

Através de estudos, podemos demonstrar que demonstram que, quanto maior o nível de desconforto em nossos ambientes, menos iremos produzir.

Figura 2: métrica utilizada para calcular o conforto térmico

Fonte: UGreen

Já parou para pensar que pode estar perdendo 30% da sua produtividade em determinados dias do ano? Por desconhecer os malefícios que temperaturas inadequadas podem infringir aos seus funcionários muitas empresas jogam dinheiro no lixo diariamente.

Justamente por isso, é essencial o trabalho de engenheiros especializados e empresas que realizam esse tipo de cálculo, dimensionando o seu ambiente de trabalho e aumentando sua qualidade de vida.

CONFORTO TÉRMICO NO TRABALHO

No meio industrial existem várias fontes de calor que podem estar prejudicando o trabalhador, de forma que ele cumpra sua função de maneira menos eficiente e possivelmente contraindo doenças ou se acidentando.

Figura 3: Fontes de calor nas fábricas

Resultado de imagem para conforto térmico
Fonte: Ebanataw

Essencialmente, controlar essa disposição de temperatura garante uma climatização agradável e maior qualidade de vida para quem estiver presente no ambiente.

Não sendo diferente com relação às lojas de forma geral, um ambiente bem climatizado possibilita não só um bem estar para os funcionários, mas também para o cliente que frequentará sua loja.

A ASHRAE 55 E MÉTODOS DE CÁLCULO

Como tudo que envolve a saúde é padronizado e criado normas, com o conforto térmico não seria diferente. A norma mais famosa é a ASHRAE 55, definida pela Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE).

Para o desenvolvimento de uma simulação de conforto térmico, a norma determina o uso do PMV (Predicted Mean Vote). Considera-se o valor médio encontrado após observar um número de pessoas em um determinado ambiente. Esse cálculo leva em conta uma escala de 7 sensações térmicas, de -3 a 3:

Figura 4: Escala de conforto térmico

Fonte: UGreen

CONSISTÊNCIA DO PROJETO DE CLIMATIZAÇÃO

A padronização do sistema é a principal ferramenta na obtenção de resultados efetivos e certeiros, por isso a norma acima é a principal utilizada no dimensionamento desse tipo de sistema. Resultados certeiros e efetivos significam menos gastos desnecessários com refrigeração do ambiente.

Você, como empregador, terá menos problemas com o adoecimento de funcionários, ao passo que possui um estabelecimento mais agradável.

Sabendo desses fatores supracitados, a melhor forma de conseguir de fato um conforto térmico será orçando um projeto de climatização, então por que não fecha um projeto conosco? Poderemos tornar seu ambiente bem mais agradável e garantir sua qualidade de vida!

Deixe um comentário