Os benefícios da Engenharia Reversa

Entender o universo, o mundo, as máquinas ou o que quer que seja pode-se basear no conceito de aplicação da Engenharia Reversa (ER), por exemplo. Você divide o todo em partes, as descobre e as assimila. Desfaz o que está feito, isola cada componente, compreende-os para só então facilmente compreender o seu funcionamento. Dessa forma, a Engenharia Reversa está presente fortemente nas empresas, com elas buscando participação no mercado, inovação e melhorias no processo, além de outros benefícios da engenharia reversa.

equipamentos-desmontados-zupi-06
Fonte: PixelShow

Mas, afinal, em que a Engenharia Reversa pode ser útil para o seu negócio?

O presente artigo, vai lhe mostrar os principais benefícios da utilização de um processo que vem sendo crucial para o avanço tecnológico desde dos tempos das guerras. 

Fonte: Autor (2020)

Correção de falhas na documentação

Muitas empresas, principalmente de pequenos e médios negócios, muitas vezes não possuem um orçamento robusto para investimento em pesquisa e/ou desenvolvimento de máquinas para a produção, dessa maneira, acabam que realizando, em alguns casos, projetos mecânicos por conta própria sem nenhum estudo previamente realizado e uma documentação sobre a execução. 

Desse modo, é importante salientar, que o uso da engenharia reversa é útil nesses momentos para a realização da documentação e com isso, abrir um espaço para que melhorias possam ser realizadas. 

Vale lembrar, também, que muitos desses projetos mecânicos são de máquinas inexistentes no mercado ou adaptadas para a necessidade daquela empresa, dessa maneira, é importante toda uma documentação para uma futura patente dele. 

Entretanto, há situações em que máquinas antigas com uma documentação já realizada, necessite de uma atualização na busca por falhas ou uma adequação para atual situação, pois é de extrema importância possuir dados de design precisos para garantir a eficiência na produção/fabricação de produtos.

Diminuição no custo de peças novas

Imagine a seguinte situação, sua empresa possui a necessidade de recompor peças de suas máquinas, periodicamente. Entretanto, o fornecedor delas é internacional, com isso o preço na importação acaba agregando mais no custo da sua produção. Dessa maneira, o mais viável seria produzir as próprias peças de reposição de suas máquinas, economizando dinheiro e/ou deixando o produto final com um preço mais atrativo. É nesse ponto em que a Engenharia Reversa vai atuar.

Com a Engenharia Reversa vai ser possível, basicamente, desmontar o objeto a querer ser produzido e estudá-lo. Com isso, extrair informações necessárias para fabricá-lo por conta própria. 

Monitoramento da produção de componentes

Agora, com a questão do monitoramento da produção, é importante analisar como está sendo a qualidade do produto ao sair da fábrica. Haverá situações em que o processo de produção não vai estar funcionando perfeitamente, resultando em um fabrico de má qualidade, gerando, dessa maneira, mais retrabalho e com isso perdas financeiras.

Usando a ER, é pegado uma amostra na linha de produção e feito análises em cima dele comparando com o projeto, para verificar as diferenças e desse modo, identificar as falhas que o produto está apresentando e formas de solucionar o problema. 

Melhoramento nos programas de Software

Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, computadores se tornaram referência no mercado e com isso muitos programas de Software foram criados para auxiliar nas mais diversas áreas de uma empresa, desde da linha de produção com um sistema de CLP até nos escritórios com programas de organização de dados, como o clássico Excel. 

Entretanto, outra coisa que tem chamado atenção também, é a Inteligência das coisas (IOT), máquinas, aparelhos com programas de software e computadores embutidos neles que permitem se comunicar entre si.

O interessante nesses programas, é que eles pode ser feitos de vários formas, tudo vai depender de seu programador, dessa forma, em alguns casos, quando já não tem acesso ao programador ou mesmo quando se deseja fazer melhorias no sistema, é necessário o uso da engenharia reversa para fazer toda a verificação do código, encontrar portas de entrada para melhorias ou até mesmo fazer verificação de segurança para possíveis ataques de hackers. 

Inovação através da Engenharia Reversa

Agora, um ponto extremamente importante do uso da engenharia reversa, a Inovação. A ER começou dessa forma nas guerras, pesquisas militares buscando inovar nas armas, através do estudo daquelas que eram capturadas do inimigo.

Felizmente, o intuito do uso desse processo mudou conforme os anos se passaram, e agora tem um papel muito importante na competividade do mercado.

Pois é através da Engenharia Reversa que adaptações em mecanismos já existentes ou uma combinação de outros dois, podem resultar em um produto totalmente novo. Dessa maneira, empresas novas são criadas e outras conseguem se manter no mercado, pois uma empresa que não busque inovação em seus produtos está fadada a ficar para trás nessa corrida tecnológica que estamos vivenciando.   

Com todos esses benefícios, impossível não querer fazer o uso desse processo tão importante nos dias de hoje.

QUER REPLICAR SUA MÁQUINA OU APRIMORAR O SEU FUNCIONAMENTO?

Deixe um comentário