A Importância do Projeto Mecânico Detalhado

1908, Henry Ford, por meio de projeto mecânico, mudou o rumo do mercado automotivo e deu início a produção de carros em massa, proporcionando a popularização dos automóveis e dando abertura para a construção de estradas e ruas asfaltadas, influenciando, dessa forma, na modernização das cidades. Dessa maneira, já é possível perceber como a inovação de um processo pode vir agregar em muito o valor, tanto para empresa em si como para a sociedade. Neste artigo, será apresentando a você uma breve explicação sobre o projeto mecânico detalhado realizado pela Engrenar Jr. e os seus benefícios.

PROJETO MECÂNICO DETALHADO

A Engenharia tem como princípio fundamental a criação de mecanismos, processos e estruturas que venham resolver os mais diversos problemas enfrentados por nós seres humanos, assim como também facilitar a nossa vida no cotidiano. Na Engenharia Mecânica, área de atuação da Engrenar Jr., existe um processo chamado de PROJETO MECÂNICO, que visa a criação e desenvolvimento de mecanismos com as mais diversas finalidades, seja em um processo simples de corte de alimentos até em grandes estruturas com intuito de proteção a máquinas.

A Engrenar Jr. visando a maior satisfação do cliente, com projetos de qualidade, oferece os serviços de PDA (Projeto de Desenvolvimento Analítico) e PD (Projeto Detalhado), o primeiro com o intuito de estudar o escopo da ideia em si e validá-la, enquanto o segundo é todo o processo de detalhamento da estrutura, realização dos cálculos e análise do mesmo. 

MAS AFINAL, POR QUE REALIZAR UM PROJETO MECÂNICO DETALHADO?

freepik.com

A realização de um projeto mecânico envolve muitas vantagens para quem o realiza, a seguir segue os principais benefícios que este serviço pode oferecer: 

Redução de Custos e Despesas  

Quando uma crise aperta, a primeira coisa que as empresas buscam é a diminuição de custos e despesas, pois elas têm um impacto significante na margem de lucro. Dessa forma, é importante avaliar formas eficazes de reduzi-los sem comprometer a qualidade do produto. 

Por meio do estudo de caso, é possível analisar as necessidades da empresa e com isso verificar quais são os melhores mecanismos que podem ser projetados para a resolução do problema – redução de custos e despesas.

Melhoria no Clima Organizacional

Além disso, por meio de um projeto mecânico é possível trazer mais segurança e conforto para os colaboradores, proporcionando, dessa forma, um ambiente mais saudável para eles e melhorando o clima organizacional. Além do mais, uma empresa com funcionários motivados é uma empresa que traz mais resultados. Pois todo projeto mecânico é realizado pensando na ergonomia que ele irá proporcionar, visto que este é um fato que agrega em muito para o cliente.

Aumento de produtividade  

Com todos esses pontos citados, já é possível imaginar que a realização de um projeto mecânico pode vir a trazer um aumento de produtividade significativo para empresa. Entretanto, não é apenas o que já foi citado que vai afetar a produtividade, um ponto importante é que é possível realizar mecanismos que possam auxiliar no estudo da produção, evitando defeitos comuns que o processo atual pode não propor.

Retorno de Investimento

Um projeto mecânico, às vezes é necessário um valor bem alto de investimento. Entretanto, o seu retorno de investimento compensa em muito o seu valor investido, visto os benefícios que ele trás para a empresa e em alguns casos até para a sociedade em si, como citado anteriormente no começo deste artigo. 

Dessa forma, é essencial pensar na realização de um projeto mecânico, seja para a empresa que você trabalha, seja para algum objetivo pessoal seu ou até mesmo para o seu próprio negócio. Jamais deixe de buscar a melhoria contínua e a inovação em si, pois é ela é um componente importante na evolução de todos nós! 

freepik..com

Gostou do artigo? Quer conhecer mais sobre a Engrenar Jr. e como realizamos nossos projetos com Paixão e Comprometimento, sempre buscando a Satisfação de nossos clientes, clique aqui!

Se empolgou no que um projeto mecânico pode oferecer? Então entre em contato conosco e peça uma consultoria agora mesmo!!!

Jeferson Andrade

Consultor de Marketing