A graduação em Engenharia Mecânica atua em sua maioria nas áreas de projeto mecânico, impressão 3D, análises e ensaios mecânicos, processos de manufatura e materiais. Conhecida também por ser a engenharia mais versátil no ramo, devido a capacidade de analisar, projetar, fabricar, supervisionar e dar manutenção em quase todo tipo de máquina ou sistema. É por isso que o Engenheiro Mecânico se destaca no mercado de trabalho, preservando sempre muitas ofertas de emprego, singularmente em diversas áreas.
Dotado de uma formação de qualidade e diferenciada (línguas, projetos de extensão, intercâmbios), o engenheiro mecânico encontrará pela sua frente um amplo leque de ofertas e oportunidades para sua carreira de sucesso.
Confira agora onde você pode atuar:
Indústria Automobilística
Setor mais conhecido por contratar engenheiros mecânicos, devido a sua demanda muito compatível com as habilidades deste profissional. Usualmente atua nas áreas de projeto e desenvolvimento de produto, qualidade e manutenção. Também há a possibilidade de liderar equipes.
Indústria Energética e Petroquímica
Setor que mesmo sendo voltado para engenharia de energia, de petróleo e química; ainda oferta muitas oportunidades para o engenheiro mecânico. O profissional pode atuar embarcado em plataformas de petróleo, refinarias, ou até em escritórios de empresas transportadoras do produto. No ramo energético ainda existem possibilidades em usinas de todos os tipos (hidrelétrica, eólica, solar, nuclear etc.).
Bancos, Corretoras e Setor Financeiro
Setor em que não aparenta empregar engenheiros mecânicos, porém oferta muitas vagas e é o que atualmente tem pagado maior média salarial, inclusive em estágios. O profissional pode atuar com banco de dados, segurança online, programação e softwares.
Comercial e Vendas Técnicas
Setor presente em quase toda grande empresa, onde há sempre a oportunidade de migrar para ela. Ramo em que o engenheiro mecânico costuma gerenciar times de vendas, determina e gerencia metas e planos de vendas(logística), negocia contratos e lida com centros de distribuição.
Setor Publico
Setor que emprega menor quantia de engenheiros mecânicos, porém oferta uma grande estabilidade salarial e do próprio cargo. O profissional pode concorrer por vagas em concursos de qualquer organização ou empresa pública; inclusive o CREA, conselho que rege e fiscaliza a profissão do engenheiro. O setor público costuma dispor de remuneração salarial alta, baixa carga de trabalho relativa, bônus e estabilidade.
Empreendedor e Autônomo
Setor que possibilita um amplo leque de oportunidades, porém costuma ser praticado por engenheiros-sênior em final da carreira ou por jovens com ideias inovadoras. Devido ao iniciar com poucas pessoas junto a você, o autônomo tem maior segurança para entrar neste mercado caso já tiver experiencia e convivências prévias na profissão, ou então por dispor de ideia inovadora (geralmente motivo para fundar uma startup).
Área de biociências: medicina, laboratorial e biomecânica
O setor de biociências é um ramo mais recente para a atuação do engenheiro mecânico, costuma mostrar dificuldades e desafios relativamente simples ao engenheiro, porém que profissionais da área da saúde não conseguiriam solucionar sozinhos. O campo mais familiar ao engenheiro é o da biomecânica, onde pode atuar ajudando no desenvolvimento de próteses, ataduras e imobilizadores, por exemplo, com a ajuda da impressão 3D.