A IMPORTÂNCIA DO ENGENHEIRO(A) MECÂNICO(A) NA ÁREA DA SOLDAGEM

A arte da soldagem é criar novas peças por meio da união de outras, mas existem outras relações intrínsecas ao processo na área da soldagem que envolve muitos mais do que o simples ato de unir duas peças através da deposição de um material. No presente artigo, será discutido como essas relações podem estar ligadas ao engenheiro(a) mecânico(a), como ele pode trabalhar nessa área e, além disso, em quais processos ele pode atuar, agregando em muito no processo de soldagem.

Mas antes de ir a fundo no assunto, vamos lembrar do papel do engenheiro mecânico para com a sociedade.

Segundo o dicionário Michaelis, engenharia é a arte de aplicar conhecimentos científicos à invenção, aperfeiçoamento ou utilização da técnica industrial em todas as suas determinações. Dessa forma, podemos simplificar como sendo a aplicação de conhecimentos teóricos à prática, em todos os âmbitos possíveis. E isso se aplica ao profissional de Engenharia Mecânica, que por meio de seus conhecimentos é responsável por criar, gerenciar e planejar projetos que envolvam mecanismos mecânicos.

Dessa maneira, será mostrado a seguir processos que o engenheiro mecânico pode atuar na área de soldagem, entretanto, vale lembrar que é necessária uma especialização nessa área após o termino do curso de Engenharia Mecânica.

freepik.com

Estudo da tecnologia na área da soldagem, sobre corte e processos afins.

Para a realização da soldagem é necessária uma máquina que vai permitir o arco elétrico, o eletrodo, equipamentos de segurança e todo uma estrutura externa para a realização do processo. Dessa forma, o Engenheiro Mecânico pode atuar tanto no desenvolvimento da máquina em si como na criação de equipamentos de segurança, fornecendo seus conhecimentos sobre mecanismos mecânicos.

Processos de soldagem especiais, processos de corte e revestimento.

Além disso, é importante definir quais os processos na área da soldagem devem ser realizados perante as necessidades que forem surgindo. O Engenheiro Mecânico pode atuar nos estudos desses processos, verificando por análises de experimentos quais os melhores processos para serem utilizados perante tal situação e com isso auxiliando o soldador e a equipe de soldagem à alcançar os melhores resultados.

Projetos de estruturas soldadas na área da soldagem

O Engenheiro Mecânico é o profissional perfeito para a realização de projetos de estruturas soldadas, visto que a soldagem é realizada na união de peças metálicas, e o mecânico tem uma certa familiaridade com máquinas fabricadas em metais. Dessa maneira, é essencial que ele contenha um bom conhecimento sobre como deve funcionar as estruturas soldadas e onde melhor aplica-las em seus projetos.

Sistema de qualificação e documentação técnica em soldagem

Todo projeto possui sua parte burocrática, que também se aplica aos projetos de soldagem. Dessa maneira, o engenheiro precisa trabalhar com as normas técnicas aplicadas ao processo, para que não aja nenhum atraso devido à falta de documentação. Lembrando, que tempo é dinheiro e por isso em todo processo é essencial a busca de sua otimização.

Inspeção e acompanhamento da montagem de equipamentos e estruturas soldadas

O Engenheiro por sua bagagem pode gerenciar mais de um projeto, podendo fazer acompanhamentos e inspeções em cada um deles, afim de procurar melhorias e evitar possíveis falhas nas estruturas. Dessa forma, durante a montagem de equipamentos e criação das estruturas soldadas, ele pode ter um controle estatístico da qualidade do projeto, analisando os riscos com criticidade e aumentando, desse modo, a produtividade na soldagem.

Portanto, é possível notar a importância de se ter um engenheiro nessa área, tanto por ser um processo que está envolvido diretamente em muitos projetos mecânicos que ele é responsável, mas também por poder agregar nesse processo tão importante para a produção de mecanismos e estruturas.

Gostou do artigo? Não esqueça de deixar sua opinião na aba de FEEDBACK (lado direito da tela), ela é muito importante para que possamos trazer cada vez mais conteúdos relevantes e de qualidade para você.

Jeferson Andrade

Consultor de Marketing